Especial
Adeus Denise Assunção, a primeira atriz negra a ganhar o Prêmio Gralha Azul
por Redação
Faleceu na manhã de quinta-feira, 4, em São Paulo, a atriz e cantora Denise Assunção, aos 67 anos decorrente de um câncer de intestino. A informação foi confirmada pelo Instituto Itamar Assumpção.
A artista teve atuação na arte paranaense, passando por Londrina, posteriormente em Curitiba. Em 1974 participou do espetáculo “Paraná, Terra de Todas as Gentes”, de Adherbal Fortes de Sá Junior e Paulo Vítola, o qual inaugurou o grande auditório do Teatro Guaíra. Denise Assunção, ganhou na edição de 1975/1976 do Prêmio Gralha Azul de Teatro, o prêmio de Atriz Coadjuvante, pelo espetáculo “A Torres em Concurso”, sendo a primeira atriz negra a levar a estatueta.
Denise era irmã do cantor e compositor Itamar Assumpção e do ator e jornalista Narciso Assumpção, foi com eles inclusive, que participou em 1960 de festivais de música na região de Londrina. Na década de 70, participou de várias produções realizadas em Curitiba, como “O Verduco”, adaptação de Nitis Jacon a partir da obra de Hilda Hist, e “Fulano de Tal”, com dramaturgia de Carlos Karan. Na década de 80, Denise retorna para São Paulo, onde passou a integrar o Teatro Oficina, de Zé Celso.
Em 2023, a cantora apresentou na capital paulista o show “Relembranças”, onde cantava as canções de Cartola, Bob Marley, Itamar Assumpção e Noel Rosa.