Interaja conosco

Educação e Cursos

A Escola Itaú Cultural abre inscrições para o Mestrado Artes da Cena, em parceria com a Escola Superior de Artes Célia Helena

Publicado

em

Estão abertas, entre 22 de fevereiro e 22 de março, no site do Itaú Cultural, as inscrições para o Mestrado profissional em artes da cena: Turma Especial / Laboratório em Artes e Mediação Cultural. A pós-graduação em Artes da Cena é um programa stricto sensu da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), que vem sendo desenvolvido há cinco anos pela instituição. Em parceria com o Itaú Cultural, está aberta a primeira edição de uma turma especial que integrará o Laboratório em Artes e Mediação Cultural, dedicada ao aprofundamento de pesquisas e práticas artísticas ou profissionais relacionadas a uma compreensão expandida da noção de mediação cultural em seus mais diversos contextos e formatos.

Com duração de dois anos, o curso tem início em 25 de maio, com aulas semanais síncronas e transmissão on-line, na plataforma da Escola Itaú Cultural – escola. itaucultural.org.br. Todas as disciplinas obrigatórias têm transmissão on-line. No futuro, pode ser que existam encontros presenciais, que não implicarão em obrigatoriedade de presença ou terão reflexo na nota do mestrando. Eles serão formulados ou não de acordo com a evolução da pandemia de Covid 19, por isso, ainda não estão definidos.

O público-alvo da turma especial são profissionais com atuação ou interesse pela atuação no campo das artes, gestão e mediação cultural, que tenham diploma de curso superior em quaisquer áreas do conhecimento. Este Mestrado é intimamente relacionado à prática profissional, ou seja, existe um trânsito direto entre o que se estuda e pesquisa com o trabalho.

“O Mestrado profissional valoriza o trabalho de cada participante, pois compreende que a investigação nasce a partir da própria prática profissional. Seja artista, educador, agente cultural, o saber-fazer que vem da própria experiência será compartilhado, sistematizado e difundido como uma relevante produção de conhecimento. Ao receber a titulação, o profissional amplia suas possibilidades de atuação, impactando diretamente na articulação cultural e educacional no país,” pontua Lígia Cortez, diretora e professora da Escola Superior de Artes Célia Helena e da Casa do Teatro.

Dentro das linhas de atuação profissional desenvolvidas no programa, são admitidas pesquisas que se relacionam a processos criativos, pedagógicos, gestão, memória e acervo. O campo de formação em Artes da Cena integra diversas linguagens como performance, dança, artes visuais, música, literatura, práticas pedagógicas, gestão cultural e mediação cultural, além de produtos de natureza não especificamente cênica, mas a ela relacionados, como exposições, filmes ou registros audiovisuais, por exemplo. O diferencial da Turma Especial / Laboratório em Artes e Mediação Cultural, elaborada em conjunto com a Escola IC, é o foco na investigação das múltiplas possibilidades da mediação cultural, em seus diferentes contextos e formatos, contando, para isso, com a experiência profissional da turma.

“O tema da mediação cultural abrange diversas áreas da educação formal e não formal e tem sido, nos últimos anos, amplamente debatido em diversos meios culturais não formais e nas escolas, ainda que existam poucas ofertas de formação nesse sentido”, observa Valéria Tolói, gerente do Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural. “O Itaú Cultural, em parceria com a Escola Superior de Artes Célia Helena e sua trajetória exemplar no campo do Mestrado profissional, vem somar forças para contribuir com as pesquisas e projetos acerca desse assunto”, completa ela.

 SERVIÇO:

Mestrado profissional em artes da cena: Turma Especial / Laboratório em Artes e Mediação Cultural

Inscrições: 22 de fevereiro a 22 de março

Em: www.itaucultural.org.br

Vagas: 30

Divulgação dos selecionados: 9 de maio

Início das aulas: 25 de maio

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea