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Theatro Municipal de São Paulo e Giramundo apresentam remontagem de “Pedro e o Lobo”, na Semana da Criança reunindo animação e orquestra sinfônica

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A primeira colaboração entre as instituições data de 1991, com a apresentação da ópera de bonecos “A Flauta Mágica”, e o reencontro artístico promete uma nova experiência musical e visual para as crianças. Sobre este novo projeto, Marcos Malafaia, um dos diretores do Giramundo, declara: “Pedro e o Lobo no Theatro Municipal pode ser considerado uma estreia, mesmo contando com imagens dos bonecos originais criados por Álvaro Apocalypse em 1994. Isso porque, na versão 2021, com orquestra sinfônica, os bonecos foram reconstruídos digitalmente, o que faz dessa versão a primeira dentro do repertório do grupo a ser realizado sem o uso de bonecos “físicos”, materiais, manipulados por marionetistas em tempo real.” Esse ineditismo faz do espetáculo o primeiro do repertório do Giramundo realizado sem o uso de bonecos “físicos”, manipulados por marionetistas durante as apresentações. As marionetes originais estarão sendo expostas no Theatro, e o público poderá conferir de perto a inspiração da animação que será projetada durante a execução da peça.

A nova versão “Pedro e o Lobo” é um espetáculo de projeção mapeada, no qual os bonecos digitais são animados previamente e sincronizados à performance da orquestra, como se um filme acompanhasse a música. Por este motivo, o projeto vem sendo tratado pelo Giramundo como “uma ‘cine-sinfonia’, uma junção do cinema de animação com a música erudita, fusão de repertório musical clássico às novidades tecnológicas no campo do vídeo e da animação de bonecos”, explica Malafaia.

A nova montagem mantém os propósitos da peça musical de Prokofiev, de 1936, de aproximar as crianças das diversas sonoridades componentes de uma orquestra, associando timbres e naipes de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão) a cada um dos personagens da história.

Os concertos têm a regência dos maestros Jamil Maluf e Thiago Tavares, direção de Marcos Malafaia e Ulisses Tavares, produção do Theatro Municipal de São Paulo, animação do Estúdio Giramundo e design de bonecos originais de Álvaro Apocalypse.

Serão ao todo cinco apresentações do cine concerto: no feriado do dia 12 (terça-feira) e no domingo (17), às 11h, na quarta (13) e na sexta (15), às 19h, e no sábado (16), às 17h. Os ingressos custam R$ 40 (R$ 20 meia) e devem ser adquiridos exclusivamente no site: theatromunicipal.org.br. As apresentações presenciais no Complexo Theatro Municipal de São Paulo, abertas ao público, estão sendo realizadas com capacidade reduzida de até 30% da casa como medida a garantir a segurança das pessoas e o distanciamento entre os assentos. O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura administrado pela organização social Sustenidos por meio de contrato de gestão firmado com a Fundação Theatro Municipal.

FICHA TÉCNICA FILME ANIMAÇÃO PEDRO E O LOBONome do Filme de Animação: “Cine Sinfonia – Pedro e o Lobo / Sergei Prokofiev”
Obra musical original: Sergei Prokofiev – “Pedro e o Lobo” (1930)
Intérprete: Orquestra Experimental de Repertório
Regência: Maestro Jamil Maluf

Duração: 26 minutos / indicação: livre

Roteiro e Direção: Marcos Malafaia e Ulisses Tavares

Assistente de Direção: Davi Fuzari

Animação: Ulisses Tavares, Enzo Giaquinto e Nívea Gomes
Bonecos originais: Álvaro Apocalypse

Bonecos digitais: Ulisses Tavares e Enzo Giaquinto

Cenografia e ilustrações: Marcos Malafaia

Câmeras: Marco Antônio e Davi Fuzari

Edição, montagem e finalização: Davi Fuzari

Ator narrador: Beto Militani
Gravação, mixagem e masterização: Gabriel Canedo Guedes

Vozes:
Pedro: Maria Silva
Vovô e Gato: Ulisses Tavares
Passarinho: Lis Malafaia
Pata: Marcos Malafaia
Maquiagem e figurino: Iara Drumond

Estúdio de som: Ímã Estúdios

Projeção mapeada: Davi Fuzari

Técnico de luz: Ricardo da Mata
Montagem mostra de bonecos: Beatriz Apocalypse e Ricardo da Mata

Produção:  Marcos Malafaia, Alcione Rezende e Maria Silva
Comunicação: Marcos Malafaia e A Dupla Informação

 

::Sobre o Grupo Giramundo::

Criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, o Giramundo é reconhecido como um dos principais grupos de teatro de bonecos do país.  Nos anos 70 e 80, a formação acadêmica e artística de seus fundadores foi responsável por imprimir no grupo o rigor metodológico e estético no planejamento e produção de seus bonecos e espetáculos. Estas características, unidas ao interesse pela cultura brasileira, trouxeram reconhecimento nacional ao Giramundo, garantindo seu lugar na história do Teatro Brasileiro por sua ação transformadora de incorporação de formas e temas adultos, dialogando com questões formais, plásticas e políticas complexas. No ano 2000, o Giramundo conquista sua sede própria, em Belo Horizonte, onde também funciona o Museu, a Escola e o Estúdio de Animação do grupo. Desde a inauguração da sede integrada, o grupo investe na produção de animações e de conteúdos digitais.  Hoje, podemos dizer que o Giramundo rompeu com a ideia de ser um grupo de teatro para se transformar em um grande núcleo multimídia, experimentando a vivência de uma cena de animação variada, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, cinema, música, dança e artes plásticas parece ser o território do Giramundo do século XXI.

Serviço

 Grupo Giramundo e Theatro Municipal de São Paulo apresentam nova versão de “Pedro e o Lobo” na Semana das Crianças

Datas: de 12 a 17 de outubro

Horários: terça(12) e domingo, às 11h, quarta (13) e sexta (15), às 19h e no sábado (16), às 17h

Local: Theatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo, s/nº – Sé – São Paulo, SP

Ingressos: R$40 inteira e R$20 meia

Informações e vendaswww.theatromunicipal.org.br

Classificação etária: livre

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