Interaja conosco

Curitiba

50 anos de teatro e um novo espetáculo

Publicado

em

Por Assessoria

O TUT, grupo de Teatro da Universidade Tecnológica, completa em 2022, 50 anos de trajetória, sendo um dos projetos teatrais mais duradouros do Paraná e, mesmo, do Brasil.

O TUT teve seu início em novembro de 1972 com o ator e diretor José Maria Santos (o mesmo que empresta seu nome ao teatro da rua Treze de Maio, no centro de Curitiba) e que, agora em 2022, recebe a homenagem pela institucionalização da Galeria José Maria Santos, ao lado da Auditório da UTFPR, local que abriga a Exposição Permanente de Cartazes dos principais espetáculos do TUT deste meio século de espetáculos. Como parte das comemorações, também foi produzida a exposição “TUT 50 anos: o teatro através do tempo”, montada no pátio coberto da UTFPR, sede centro, aberta à visitação gratuita até dia 08 de dezembro.

O TUT é um grande programa de extensão universitária envolvendo diversas ações, todas abertas a qualquer pessoa da sociedade. A produção e apresentação de espetáculos permanece como um dos projetos mais importantes com apresentações públicas abertas e gratuitas.

Neste sentido, foi produzido o espetáculo Amparo, em cartaz até dia 04 de dezembro Ùltima semana!), no Auditório da UTFPR (Av. Sete de Setembro 3055), sempre às 19h30, com entrada franca (mesmo na sexta-feira, dia do jogo do Brasil haverá apresentação).

Amparo

Amparo tem o isolamento social decorrente da pandemia como ponto de nascimento, tanto em sua forma quanto em conteúdo. Partimos da ideia de criar um espetáculo com trabalhos solos, onde cada ator/atriz se põe solitário(a) diante do público. O isolamento e a solidão são um temas universais vivenciados pelo ser humano, antes, durante e, também, após este período da pandemia.

Amparo apresenta seis personagens em diferentes experiências enfrentando o mundo exterior e o interior. É neste âmbito que as personagens de Amparo mergulham expressando como em suas experiências únicas e profundas lidam com a solidão. Pela expressão corporal, manifestam suas emoções e introspecções. Exprimem como encontram, ou não, amparo.

O isolamento incorre na restrição de espaço, limitando o contato com o mundo. Mas é também uma experiência do tempo e da percepção de tempo. Amparo é um convite a uma experiência de tempo, de entrar em contato com o tempo interior. É um convite ao silêncio das vozes, das argumentações, das justificativas, das tentativas de entender e explicar. Nada é dito neste espetáculo, mas tudo é expressado pelo corpo (não há texto falado em Amparo). Ressoa nos corpos dos atores e atrizes o mundo profundo das personagens, sem apressá-las. Mais que entender narrativas, Amparo quer um tempo para sentir.

 

Sobre o processo de Amparo

Amparo começou a ser produzida em maio de 2022, num momento de retomada de espetáculos públicos presenciais. O elenco teve um período de preparação e formação corporal proposta por três professores-pesquisadores: Bruno Tucunduva, professor da UFPR e coordenador do projeto de extensão Cirthesis, trazendo da acrobacia e educação física um aporte; Juliana Maria Greca, professora da UTFPR, coordenadora do Links – Núcleo de Dança, trazendo contribuições dos estudos em dança contemporânea; e Ismael Scheffler, professor da UTFPR e coordenador do TUT, envolvendo o teatro do movimento e o teatro visual. Amparo segue por uma linha de pesquisa cênica que busca extrair do corpo a expressividade.

Amparo envolve outros artistas criadores comuns de OCO: Levi Brandão, na cenografia (ex-aluno da Especialização em Artes Híbridas e da Especialização em Cenografia, ambos da UTFPR); Paulo Vinícius, no figurino (também ex-aluno da Especialização em Cenografia, professor na UNESPAR/FAP e PUCPR, em design cênico); Wagner Correia, na iluminação (profissional do desenho da luz e estudante de Artes Visuais da UNESPAR/EMBAP). Somam-se a estes, outros criadores: o compositor Ale Age, na trilha sonora original para Amparo (egresso do curso Técnico em Eletrotécnica da UTFePR, Mestre em Música – Trilhas Sonoras); o artista plástico Eduardo Santos, na produção das máscaras (graduado em Belas Artes); e Klaus Floguel, na maquiagem (estudante de Produção Cênica na UFPR).

Do elenco participam: Mazi Moreto (estudante de Design na UTFPR); Mariably Ivanka (estudante de Artes Cênicas na UNESPAR/FAP), William Silva (estudante de Educação Física na UFPR); Edu Lima (egresso do curso Técnico em Eletrotécnica da UTFPR e do curso Técnico em Teatro do CEP), Isabel Witt Lunardi (professora de circo graduada em Educação Física e Letras); e Juliana Maria Greca.

SERVIÇO:

Espetáculo: Amparo

Data: última semana – de 30/11 a 04/12 – quarta a domingo

Horário: 19h30

Ingresso: Entrada franca (não é preciso retirar o ingresso gratuito com antecedência)

Local: Auditório da UTFPR (Av. Sete de Setembro 3055 – ao lado do Shopping Estação)

 

…………………………..

 

FICHA TÉCNICA

 

Direção e produção: Ismael Scheffler

Preparação corporal: Ismael Scheffler e Juliana Maria Greca

Treinamento acrobático: Bruno Tucunduva (UFPR)

Elenco:

Juliana Maria Greca, Mariably Ivanka, Mazi Moreto, Edu Lima, Isabel Witt Lunardi e William Silva.

Cenografia: Levi Brandão

Desenho de luz: Wagner Correa

Trilha sonora original e edição de som: Ale Age

Figurino: Paulo Vinícius

Maquiagem: Klaus Foguel

Máscaras: Eduardo Santos

 

DIREÇÃO

Ismael Scheffler é coordenador e diretor do TUT desde 2005. É Doutor (2013), Mestre (2004) e Especialista (2001) em Teatro,  graduado em Direção Teatral (1999). Participou do Laboratório de Estudo do Movimento na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, França (2010-2011). É professor do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial. É ator, encenador, cenógrafo e pesquisador com diversas publicações de artigos e livros.

É autor, ator, dramaturgo e produtor brasileiro. Nascido em Tangará da Serra – MT, publicou seu primeiro livro aos 14 anos e o segundo aos 16. Em 2017 se mudou para Curitiba onde iniciou sua carreira de ator, produtor e dramaturgo. Em 2019, produziu e dirigiu a serie Dislike. Em 2020 publicou seu drama de estreia, Cartas para Jack. Em 2021 lançou a série de contos intitulada Projeto Insônia.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea