Eventos
Pedra Branca desembarca em Caxias para o segundo show da Mostra Tum Tum 8 Grupo trabalha a world music e é o maior projeto de chillout do Brasil

Por Assessoria de Imprensa
Definindo-se como um projeto de música eletrônica, e não uma banda tradicional, o Pedra Branca é hoje o maior grupo de chillout do Brasil. Desde que foi criado, em 2001, leva ao palco muito mais do que música. Aliar outras formas artísticas à performance sonora é uma das marcas da formação, e a dança se tornou uma das principais. “Tivemos dança já no primeiro show e buscamos coreografias que tenham relação com o conceito do grupo. Podemos dizer que temos a ‘dança Pedra Branca’”, explica o fundador, Luciano Sallun.
Toda essa trajetória de duas décadas chega ao Teatro do Sesc, em Caxias do Sul, no dia dia 19 de junho,

Alani. Crédito foto: Divulgação Pedra Branca
às 20h, dentro da programação da oitava temporada da Mostra Tum Tum. O público poderá assistir por meio da transmissão ao vivo no YouTube do Sesc/RS (https://youtube.com/sescrs) e no Facebook do Sesc Caxias (https://www.facebook.com/sesccaxiasdosul). A Mostra Tum Tum 8 é realizada pela Tum Tum Produtora e pelo Sesc/RS e tem recursos captados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) estadual, por meio do Pró-Cultura RS, e via LIC municipal, com patrocínio da Sulgás e apoio cultural de Metadados e Unimed.
Por tratar-se de um projeto, o Pedra Branca não tem sempre a mesma formação, nem faz o mesmo tipo de show. Por aqui, será apresentado um pocket show, que Luciano classifica como ideal para esses tempos de transmissão ao vivo. Ao lado dele, estarão no palco o músico Alani Marcel, no djeridoo (instrumento de sopro aborígene), e a bailarina Suzi Arruda, nas danças exclusivas do grupo. Luciano assume a programação eletrônica e o sitar. Super influenciado pelo contexto que o mundo vivia em 2001, o Pedra Branca nasceu em meio à chegada da internet a muitas pessoas e à possibilidade de se criar música eletrônica em casa. “A abertura a novos formatos, que chegou junto com a virada do século, foi muito grande, e nós entramos nela”, complementa.

Luciano Sallun. Crédito foto: Divulgação Pedra Branca
As experimentações, porém, estão sempre ligadas à primeira intenção do grupo: trabalhar a world music dentro da multiculturalidade do Brasil. “Já temos a world music no Brasil. Aqui em São Paulo, temos todas as culturas, vai muito além da afro. A nossa ideia sempre foi levar isso tudo para o show”, ressalta. Toda essa mistura, que Luciano chama de “feijoada polifônica”, desembarca em Caxias do Sul no segundo show desta temporada. Acesse os links das transmissões e curta conosco.
Serviço
O que: Show do Pedra Branca
Quando: 19 de junho, às 20h
Onde: Transmissão ao vivo no YouTube do Sesc/RS e no Facebook do Sesc Caxias direto do Teatro do Sesc Caxias
PRÓXIMOS SHOWS
3º Espetáculo – Digital
Data: 17 de julho de 2021
Atração: Luê
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Caxias do Sul
4º Espetáculo – Digital
Data: 21 de agosto de 2021
Atração: Filipe Catto
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Caxias do Sul
5º Espetáculo – Digital e Físico (dependendo do cenário da pandemia)
Data: 25 de setembro de 2021
Atrações: Triuna e Maria Bethania Trio + Feira Criativa
Horário: 16h
Local: Parque dos Macaquinhos
6º Espetáculo – Digital e Físico (dependendo do cenário da pandemia)
Data: 23 de Outubro de 2021
Atrações: De Boni e Henz e Smoking Beats + Feira Criativa
Horário: 16h
Local: Praça de Galópolis, dentro da programação da Semana de Galópolis
7º Espetáculo – Digital e Físico (dependendo do cenário da pandemia)
Data: 13 de novembro de 2021
Atrações: Syon e Afrontes + Feira Criativa
Horário: 16h
Local: Parque dos Macaquinhos, dentro da programação do Aldeia Sesc