Interaja conosco

Curitiba

Iria Braga retorna ao Brasil com parceria entre o Recanto do Tarumã e Sesc PR em evento gratuito em Curitiba

Após experiências musicais na Europa, a artista promove o Iria Braga Baile, em 24 de janeiro, no Sábado em Família, e celebra e valoriza a terceira idade

Publicado

em

Foto: Tom Martinez

por Assessoria de Imprensa

Há histórias que nascem de pequenos gestos e se transformam em grandes movimentos. O Iria Braga Baile nasceu desta forma. Na infância, Iria Braga, ouvia de sua avó materna, Áurea, sobre o desejo de vivenciar experiências culturais como lazer. Esse pedido especial se tornou uma homenagem póstuma e inspiração para o projeto. Hoje, ganha forma e insere a terceira idade no centro das celebrações culturais. Em parceria com o Lar dos Idosos Recanto do Tarumã e com o SESC PR, o Baile integra o evento Sábado em Família, com realização na unidade do SESC Centro, em Curitiba, em 24 de janeiro, às 15h30, com entrada gratuita.

O Baile acontece com profissionais da saúde que já atuam no Lar dos Idosos e com a equipe artística convidada por Iria Braga. Segundo a artista, o principal objetivo da parceria entre as entidades e a equipe é, em primeiro lugar, tornar‑se uma plataforma em que o protagonismo é dos moradores do Recanto. Em segundo, funcionar como ponte e promover novos ambientes de socialização além da instituição.

“Trabalhamos para criar um ambiente sensível onde as pessoas idosas, institucionalizadas ou não, se sintam acolhidas pelo projeto. Todos e todas nós caminhamos em direção ao envelhecimento e realizar uma ação deste cunho é contribuir para a ampliação de um novo olhar sobre o envelhecer”, ressalta Iria Braga.

De fato, o Brasil vive uma mudança demográfica marcante. Segundo dados recentes, mais de 32 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, e esse número cresce anualmente. No entanto, quando se fala em cultura, lazer e recreação, esse público ainda é frequentemente esquecido. 

“Esta edição é inspirada na minha avó, Áurea. Ela tinha um entusiasmo muito grande pela vida. Uma mulher preta que esteve à margem da vivência social e, infelizmente, foi abandonada pela sociedade. Por um triste padrão etário cultural, os mecanismos sociais começam a afastar as pessoas mais velhas por acreditar que elas já não são mais úteis ou interessantes”, rememora a neta.

Inspirado inicialmente no carnaval, na pluralidade musical e na fusão sociocultural que essa festa impacta, somado às experiências da artista na Europa, o projeto expande seu próprio conceito para alcançar o público 60+.  O projeto é uma experiência que une música, dança, memória e saúde. Para isso, foram criadas vivências que serão ministradas, exclusivamente para os moradores do Recanto do Tarumã, que antecedem e criam a narrativa do baile. 

Além de Iria Braga, a iniciativa reúne profissionais de diferentes áreas culturais de Curitiba para a condução de experiências artísticas integradas, unindo música, teatro e dança. Participam do projeto a atriz e terapeuta Silvia Pachtsz, o produtor e maquiador Marcelino Miranda, a docente e especialista em pessoas idosas Christine Sutil e o instrumentista André Machado.

“A nossa equipe está entusiasmada em promover este grande encontro. Os próprios moradores irão direcionar o baile. É preciso olhar para o passado com questionamento, mas também saber acolhê-lo. O nosso aprendizado é sair do palco e entrar em espaços onde a arte, em geral, não chega”, pondera Iria Braga.

“No Brasil não se fala muito sobre os altos índices de agressão às pessoas idosas, muitas vezes cometidos pela própria família. Isso mexeu muito comigo quando entrei em contato com essa realidade sobre idosos em Portugal. Me inspirei e decidi que o Baile precisava urgentemente ampliar seu foco e trazer à tona esse tema.”

Sem romantizar a realidade dos moradores e reconhecendo os desafios enfrentados pelos centros de acolhimento, a parceria com o Recanto do Tarumã é essencial para a realização do Iria Braga Baile para Pessoas Idosas. O projeto transforma a história pessoal da artista Braga em ação cultural, oferecendo experiências inclusivas e de qualidade, especialmente para aqueles que vivem em instituições e muitas vezes permanecem invisíveis diante das políticas culturais.

Com classificação livre e entrada gratuita, o baile é um convite aberto à sociedade curitibana para a celebração da vida. 

Sobre o Lar dos Idosos Recanto do Tarumã

O Lar dos Idosos Recanto do Tarumã acolhe homens acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade social ou familiar, oferecendo atualmente abrigo para cerca de 120 idosos. O ingresso acontece por meio da FAS (Fundação de Ação Social), que encaminha os idosos e acompanha um processo inicial de entrevistas, exames médicos, avaliação psicológica e um mês de adaptação antes da decisão pela permanência.

A instituição é mantida pela entidade Socorro aos Necessitados, associação civil com mais de um século de dedicação à caridade, cuja missão é atender a população vulnerável com amor e assistência. Hoje, o trabalho se concentra na área da assistência social voltada às pessoas idosas, promovendo dignidade, inclusão e condições adequadas de acolhimento.

Iria Braga Baile Para Pessoas Idosas é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço | Iria Braga Baile Para Pessoas Idosas

Onde: SESC Centro

Endereço: Rua José Loureiro, 578 – Centro 

Quando: 24 de Janeiro (sábado)

Horário: A partir das 15h30

Entrada Gratuita 

Seja nosso parceiro2

Megaidea