Show
Paulo Ricardo levantou o público do Guairão, e mostrou que o Rock Brasil está mais vivo do que nunca
Por Vanessa R Ricardo
Na noite de sexta-feira, 26, o músico Paulo Ricardo subiu ao palco do Teatro Guaíra, com seu mais novo projeto Rock Popular. O show que está rodando pelo Brasil é também uma comemoração aos quase 40 anos de carreira do cantor, e surgiu através do álbum “Rock Popular Brasileiro” lançado em 1996, onde Paulo Ricardo traz a sua visão do rock Brasil.
Com uma banda reformulada por jovens músicos, Paulo Ricardo trouxe ao palco do Guairão, sucessos de sua carreira, como os clássicos do RPM, Rádio Pirata, Revoluções Por Minuto, Alvorada Voraz e Juvenília.
O show é sem dúvida uma grande homenagem ao Rock Brasileiro, Paulo Ricardo trouxe novas versões para Guita de Raul Seixas, Flores Astrais de Secos e Molhados e Pro Dia Nascer Feliz de Cazuza. Na setlist também teve a canção Entre a Cruz e a Espada, música composta em parceria com Renato Russo. Tempo Perdido do Legião e Urbana e Ovelha Negra, da Padroeira da Liberdade, Rita Lee, levantaram ainda mais o público do Guairão.
Entre as músicas mais novas, Paulo Ricardo trouxe para o show, Ela Chegou lançada em 2018, uma balada pop e um dos seus últimos lançamentos Herói Made in Brazil, do álbum Voz Violão & Rock n’ roll que traz na letra uma crítica a política brasileira. Em entrevista para o Estadão, Paulo falou da importância do rock na crítica social. “O rock tem postura e pensamento crítico. Ele é primo irmão das canções de protestos e da folk music. E há muito tempo me cobravam canções com esse viés político, como Alvorada Voraz e Revoluções Por Minuto, que inclusive foi censurada em 1985”, disse o músico.
No final da apresentação Paulo Ricardo relembrou os dois primeiros shows que fez com o RPM em Curitiba, o primeiro no Círculo Militar e em 1986 do Ginásio do Tarumã. E já adiantou, que volta para Curitiba dia 9 de dezembro no Prime Rock Brasil, festival voltado ao rock brasileiro, que recebe grandes nomes da música.
Além do setlist do show e das versões dos clássicos do rock brasileiro, entre as coisas que mais me surpreenderam, foi a performance de Paulo Ricardo, sua voz e animação em cima do palco e sua disposição em atender o público. No final do show o músico distribuiu muitos autógrafos e selfs.