Carnaval
Mocidade Azul é a escola campeã do Carnaval de Curitiba 2023
Por Fundação Cultural de Curitiba
A escola de samba Mocidade Azul conquistou o título de campeã do Carnaval de Curitiba 2023. A Acadêmicos da Realeza é a vice-campeã, enquanto a Enamorados do Samba ficou em terceiro lugar. A apuração das notas aconteceu na tarde de segunda-feira (20/2), no Memorial de Curitiba, onde as torcidas das escolas se concentraram para aguardar o resultado, que foi anunciado por volta das 19h30, pela Comissão do Carnaval de Curitiba.
A Mocidade Azul, detentora de vários títulos do carnaval curitibano, brilhou na avenida novamente, com o enredo “Em busca do brilho… do brilho do seu olhar ao ver a Mocidade passar”, em que mostrou o fascínio dos homens pelos elementos reluzentes, desde os tempos pré-históricos até a modernidade.
“Desta vez o título foi muito especial. Não imaginava que estaria aqui para celebrar mais essa vitória”, revelou o presidente da agremiação, o carnavalesco Altamir Jorge Lemos, que no último ano enfrentou graves problemas de saúde. Ele agradeceu os componentes pela garra com que lutam pela escola. “É uma comunidade trabalhadora, esforçada, que ama o carnaval. Eles são fantásticos”, disse Altamir.
Em último lugar no Grupo Especial, depois da Imperatriz da Liberdade, a escola Os Internautas voltou para o Grupo de Acesso, que teve como campeã desta vez a estreante Deixa Falar. A escola, fundada há dois anos na Vila Guaíra, surpreendeu ao obter notas máximas na maioria dos quesitos, com o enredo “Eu sou o samba”. A Deixa Falar desfila no próximo ano no Grupo Especial.
“Foi maravilhoso, nós fizemos o nosso projeto de escola de samba como ela deve ser, com ações sociais e projetos culturais. Em pouco tempo criamos uma comunidade apaixonada”, disse o presidente da Deixa Falar, Marcelo Nunes. “Vamos lutar para nos manter no Grupo Especial e continuar nossa história no Carnaval”, afirmou.
Dezoito jurados avaliaram nove quesitos: bateria, samba enredo, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, enredo, fantasia, alegorias e adereços, harmonia e conjunto.
Ao iniciar a apuração, o presidente da Comissão de Carnaval, Jaciel Teixeira, agradeceu e parabenizou as escolas do Grupo Especial e do Grupo de Acesso. “Depois de dois anos de pandemia, o espetáculo foi rico em graça e alegria. A população ficou feliz, a gente voltou com força total e mostrou que Curitiba tem tradição, tem Carnaval”, declarou Jaciel Teixeira.
18 mil pessoas lotaram a Marechal para assistir aos desfiles de carnaval
Depois de dois anos sem a maior festa popular brasileira, por causa da covid-19, aproximadamente 18 mil pessoas compareceram à Rua Marechal Deodoro na noite deste sábado (18/2) para assistir aos desfiles dos blocos e escolas de samba de Curitiba. Nem mesmo o frio e a garoa forte que insistiu em cair durante grande parte da noite assustaram as famílias que brincaram o carnaval até a passagem da última escola, que finalizou o desfile às 2h15.
Crédito Foto: Ricardo Marajó/SMCS