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Arquitetura Do Eu

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Por Andy de Camargo

Medianeras (2011) dirigido por Gustavo Taretto, é uma visão do desenvolvimento moderno do amor entre duas pessoas improváveis. O filme se apresenta como um retrato inteligente do mundo em que vivemos hoje. Analítico e um tanto estranho em suas interações. O filme conta a história de Martin, um jovem agorafóbico, e de Mariana, personagem socialmente desajeitado, incapaz de seguir em frente depois de um relacionamento fracassado. Essa profundidade de Mariana como personagem mostra que ela é incapaz de se conectar emocionalmente com o mundo ao seu redor e a visão é um reflexo de Martin. Quem não pode fazer parte do mundo ao seu redor. Ambos agindo por medo de conexão de uma forma ou de outra.

O filme é dividido em três partes como uma peça. Esta expressão de uma relação improvável, que se forma entre os dois personagens. De certa forma, este filme reflete o estado de espírito atual de como nos adaptamos à sociedade após a pandemia. Dr. Yerkovich, M e Dr. Yerkovich, K em 2017 publicaram uma visão contemplativa dos relacionamentos no artigo ‘Como amamos’. Exibindo dimensões que talvez haja um problema mais profundo com nossos protagonistas, já que ambos parecem estar evitando suas necessidades emocionais. Sinais de que ambos têm trauma expressivo que se estende além da história que você está vendo deles. Fazer de Medianera um filme bem escrito que os personagens identificáveis e com seus hábitos estranhos um tanto compreensíveis. Enquanto na semana passada lidamos com uma visão do existencialismo, nesta semana examinamos mais profundamente as expressões das relações pessoais e como um filme que parecia mais difícil de se relacionar há dez anos. Torna-se tão identificável para nós no mundo de hoje, devemos nos preocupar em nos tornar como nossos protagonistas com questões compreensíveis de intimidade e conexão? Agora que chegamos a um ponto, simplesmente estamos na visão de uma combinação de fatores que nos ajudaram a ser mais compassivos e compreensivos? De qualquer forma, este filme me levou a um destino que eu não esperava, no qual observei nossa sociedade atual e como nos comunicamos.

Certamente, percorremos um longo caminho em dez anos com a tecnologia, o filme mostra-nos uma visão nostálgica de Buenos Aires cuidando em apresentar a visão de primeira classe da arquitetura. Longas cenas mostram simpatia pelos pontos turísticos da cidade apresentando uma Buenos Aires romântica e expressiva. Isso também define o clima para proclamar também a solidão que é sentida por nossos personagens. As duas primeiras partes do filme mostram a proximidade e o contraste da distância que os personagens compartilham existentes em seus próprios mundos, não parte daquele que os cerca. Até que na parte eles estão conectados por sua conversa online em uma sala de chat. Uma referência inteligente “Where is Wally” é usada para unir nossos protagonistas e nossa história de amor se torna uma de romance contemporâneo.

Os aplicativos de namoro são um exemplo sólido de por que temos compaixão, por Martin e Mariana em seu relacionamento e relacionamento. Agora estamos viciados em gratificação? Qual é o objetivo? Alguns podem manifestar esse raciocínio como sendo simples. Outros preferem esconder esse raciocínio por trás de uma visão de que há uma medida de controle por trás de ter a capacidade de dizer sim, gosto dessa pessoa com a possibilidade de não sofrer nenhuma rejeição. Indiscutivelmente, isso pode criar uma nova dimensão para lidar com os sentimentos de solidão e rejeição sentidos pelos protagonistas. Mas até que ponto isso não é prejudicial à nossa sociedade? Se estamos com fome tiramos os aplicativos, se queremos fugir temos um aplicativo para isso e se queremos amar … espere, temos um para isso também.

É ingênuo dizer que nenhum de nós não busca uma conexão com outra pessoa, o relacionamento dos personagens nos dá que todos buscamos de uma forma ou de outra. Mas o que os personagens não nos mostram é uma compreensão mais profunda disso. Que a conexão emocional que buscamos é mais profunda do que um deslizar para a direita ou uma visita a uma sala de bate-papo. Mas nas conexões que nos tornam humanos. Em nossa busca por ser amados e ainda assim não estarmos emocionalmente disponíveis. Devemos buscar mais longe para não desistir do amor, mas para aprender que o amor não é instantâneo, por mais mágico que seja. É uma realidade em que vivemos e que a gratificação nem sempre está presente, às vezes os relacionamentos são para confortar, apoiar e compreender o seu parceiro. Dar o respeito e a compreensão de que a gratificação temporária não constrói o amor que você busca, mas o amor que você encontrou a ilusão de que você acredita que precisa.

Medianeras (2011) é uma história romântica, mas muito mais como um reflexo de nossa cena de namoro hoje.

Andy de Camargo

é escritor, pintor e cantor. Autor do livro “As mães da virtude”, um livro de poesias inspiradas nas Deusas Gregas. Andy nasceu em Curitiba, é apaixonado por cultura e cinema, assim como pelos anos 1950 e música. Participou de vários shows e também amar ler, gosta principalmente de compor músicas e cozinhar. Sua arte está disponível no Instagram, assim como outras obras que em breve estarão disponíveis lá.

@andrewdc.art

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