Cultura
Caiu no Cavalo Babão: o melhor do pré-carnaval de Curitiba
O bloco Caiu no Cavalo Babão mistura rock, metais e percussão e se tornou um dos destaques do pré-carnaval de Curitiba, no Centro Histórico.
Foto: Fotofolia / Bandejada
Por Vanessa R Ricardo
Durante muito tempo, a capital paranaense carregou o estigma de ser uma cidade “sem carnaval”. Mas basta olhar para os últimos anos, e especialmente para o crescimento do pré-carnavalpara perceber o quanto essa ideia já não se sustenta.
Desde janeiro, aos fins de semana, o Centro Histórico de Curitiba, com destaque para o bairro São Francisco, se transforma em ponto de encontro dos foliões. Blocos ocupam as ruas, ressignificando o espaço urbano e mostrando que a cidade sabe, sim, celebrar a folia.
E há opções para todos os gostos. Dos apaixonados por marchinhas aos que preferem pop, rock ou MPB, o pré-carnaval curitibano se tornou plural, diverso e cada vez mais democrático.
Pioneiro nesse movimento, o bloco Garibaldis e Sacis é peça-chave nessa história. Há mais de 27 anos, o grupo arrasta multidões e ajudou a consolidar o pré-carnaval na cidade, apostando também na descentralização da festa ao levar a folia para bairros como o Tatuquara e a Vila das Torres.
Mas se fosse preciso eleger, em 2026, o melhor bloco de pré-carnaval de Curitiba, a escolha aqui é clara: Caiu no Cavalo Babão. O nome faz referência à fonte localizada no Setor Histórico da cidade, e o bloco vai muito além da percussão tradicional. Com instrumentos de metal, como saxofone e trompete, e vocalistas que se alternam ao longo das apresentações, o repertório aposta forte no rock’n’roll.
Para quem ainda acha que carnaval e rock não combinam, a recomendação é simples: viver ao menos uma vez a experiência de acompanhar o Caiu no Cavalo Babão pelas ruas de Curitiba. A cidade agradece — e o carnaval também.
E para você, qual é o seu bloco de pré-carnaval favorito em Curitiba?

