Literatura
Valter Hugo Mãe lidera vendas na Flip 2025, seguido por Rosa Montero
A Flip não é apenas um evento literário; é um encontro de culturas, um espaço de resistência e celebração da palavra, que transforma a cidade de Paraty em um grande palco de debates e encantamento literário.

A 23ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) consagrou mais uma vez seu papel como um dos eventos literários mais importantes do Brasil e da América Latina, reunindo milhares de leitores, escritores, editoras e artistas na charmosa cidade histórica de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. Realizada entre 30 julho a 03 de agosto a Flip não apenas promove encontros entre público e autores, mas também movimenta o mercado editorial, lançando tendências de leitura e ampliando o alcance de obras nacionais e estrangeiras.
Este ano, o grande destaque foi o escritor português Valter Hugo Mãe, que conquistou o topo da lista de mais vendidos com Educação da Tristeza (Biblioteca Azul) e O Filho de Mil Homens (Biblioteca Azul). Em seguida, brilhou a espanhola Rosa Montero, que emplacou três títulos entre os dez mais vendidos, reafirmando sua popularidade junto ao público brasileiro.
Livros mais vendidos da Flip 2025
- Educação da Tristeza – Valter Hugo Mãe
- O Filho de Mil Homens – Valter Hugo Mãe
- O Perigo de Estar Lúcida – Rosa Montero
- Triste Tigre – Neige Sinno
- A Louca da Casa – Rosa Montero
- O Colibri – Sandro Veronesi
- Brevíssima História do Conflito Israel-Palestina – Ilan Pappe
- Toda Poesia – Paulo Leminski
- A Ridícula Ideia de Nunca Mais te Ver – Rosa Montero
- Latim em Pó – Caetano W. Galindo
Autores mais vendidos da Flip 2025
- Valter Hugo Mãe
- Paulo Leminski
- Rosa Montero
- Ilan Pappe
- Caetano W. Galindo
- Sandro Veronesi
- Mar Becker
- Nei Lopes
- Conceição Evaristo
- Gaël Faye
Ao longo dos cinco dias, a livraria oficial da Flip, operada pela Livraria da Travessa, vendeu mais de 20 mil exemplares. Além do sucesso comercial, a feira reafirma seu papel essencial na formação de leitores, na valorização da literatura e na circulação de ideias que dialogam com temas contemporâneos, de política e memória histórica à poesia e à ficção experimental.
A Flip não é apenas um evento literário; é um encontro de culturas, um espaço de resistência e celebração da palavra, que transforma a cidade de Paraty em um grande palco de debates e encantamento literário.