Literatura
Realidade ou fantasia – A Menina Submersa
Página 394 – Resenhas Literárias
Por Paola Galiano
A Menina Submersa, de Caitlín R. Kiernan, foi um dos primeiros livros publicados pela editora Darkside e ele já estabeleceu o que podíamos esperar para os anos seguintes: histórias fascinantes, edições de luxo e muito capricho.
A editora chegou para conquistar o coração dos leitores de literatura dark e suprir a demanda por esse conteúdo nas estantes dos brasileiros, por isso, A Menina Submersa foi escolhido para nossa primeira resenha literária, neste projeto chamado de Página 394.
Esta história polarizou muito as opiniões dos leitores. É um livro 8 ou 80, muitos amaram e outros odiaram, simplesmente não há um meio-termo.
O livro conta a história de uma personagem esquizofrênica, que teme a loucura e busca se prender a realidade, mesmo que com muita dificuldade e muitas vezes rejeitando tratamento. Segundo a sinopse, é uma verdadeira narrativa de conto de fadas, com aparições de personagens fantásticos, como sereias. E de fato, elas aparecem. A escrita não é nada linear e deixa o leitor em dúvida o tempo todo, se perguntando se está lendo de fato um conto de fadas, ou apenas o relato de uma paciente psiquiátrica em meio a uma crise cheia de delírios.
A obra traz uma visão totalmente inovadora de como contar uma história, te fazendo acreditar inclusive que incluí referências a obras de arte reais, que somente com uma busca na internet após a leitura, você descobre que não existem. Estratégia muito bem montada ao estilo de “A Bruxa de Blair”.
Além de todo o ar mágico e as questões sobre saúde mental, também temos uma grande visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+ nessas páginas, com relacionamentos homoafetivos e personagens transexuais.
A autora consegue envolver o leitor do começo ao fim, fazendo-o entrar na cabeça da protagonista e experimentar por si a confusão que há lá dentro: todas as dúvidas, medos, paixões e obsessões. E aí está o motivo de alguns terem detestado a obra: a confusão mental. O não saber o que é real e o que não é, o que está acontecendo ou não está, o que é fantasia e o que é paranoia.
Deixo para os leitores formarem a própria opinião sobre a obra, pois gostando ou não, vale a leitura pela inovação.
Ficha técnica:
Título: A Menina Submersa
Autor: Caitlín R. Kiernan
Tradução: Carolina Caires Coelho
Editora: DarkSide Books
Ano de Publicação Original: 2012
Ano de Publicação no Brasil: 2014
Gênero: Fantasia, Horror, Ficção Gótica