Cinema
Muitos motivos para assistir o filme Medida Provisória
Por Vanessa R Ricardo
Eu sou uma grande fã do cinema brasileiro. E essa paixão iniciou ainda na faculdade de jornalismo. Mas foi em 2006, na pós de Comunicação Audiovisual que esse amor se intensificou. Quer comprar uma briga comigo, é falar que o cinema brasileiro não é bom. Vou te apresentar a clássicos como A Hora e a Vez de Augusto Madraga, O Assalto ao Trem Pagador, O Pagador de Promessa. Iria te falar sobre o Cinema Novo brasileiro, de como eles foram resistência, e que mesmo durante a ditadura militar, Glauber Rocha, por exemplo, lançou o filme “Terra em Transe”, um reflexo do Brasil de 1967. Sem falar no Diabo na Terra do Sol, onde diz que o sertão vai virar mar. Vou sim sobre a Chanchada, e porque ela surgiu, até a retomada com o longa “Quatrilho” e “Central do Brasil”.
O fato de eu amar o Cine Brasil, não significa que refuto o que vem de fora, adoro filmes de entretenimento, mas entre DC ou MARVEL, fico com a Marvel.
Escutei esses dias no teatro uma frase que fez tão sentindo pra mim, nessa minha relação com o cinema brasileiro. “Eu vou ao teatro para ver pessoas de mentira falando verdades”. E o filme Medida Provisória, com direção de Lázaro Ramos, é exatamente sobre isso. Se fosse pra eu definir em uma única palavra, melhor, duas palavras, seria Devastador e Necessário. Um tapa na cara do Brasil atual, onde muitos dizem com orgulho, que lutar contra o racismo se tornou mimimi.
Baseado na dramaturgia Namíbia Não, texto genial de Aldri Anunciação, que também teve direção de Lázaro no teatro, traz a pior face de uma nação. Um Brasil distópico onde o governo federal promulgou com apoio de parte da sociedade o decreto 1888, onde todos os cidadãos de “melanina acentuada”, fossem capturados e imediatamente enviados a África. Tudo isso, o reflexo de um Brasil onde a educação deixou de ser prioridade, e a última livraria do Rio de Janeiro se fecha por falta de leitores.
Medida Provisória que tem o lançamento marcado para dia 14 de abril, enfrentou diversas dificuldades com a Ancine (Agência Nacional do Cinema), chegando a ser impedido de ser lançado no circuito comercial. Medida Provisória é sem dúvida um grande Manifesto Antirracista, de Lázaro Ramos. E traz no elenco artistas de peso e de referência como Alfred Enoch, Seu Jorge, Tais Araújo, Emicida, Aldri Anunciação, Lua Xavier, Jéssica Ellen, Diva Guimarães e Hilton Cobra.
O longa de Lázaro Ramos consegue ser emocionante do início até os créditos e traz uma trilha sonora incrível. E fará os mais durões se acabarem em lágrimas.