Empreendedorismo
Empréstimo, quando ele é indicado para a empresa?
Por Karoline Almeida
Proprietários de empresa tendem a ir atras de empréstimo somente quando acaba o capital de giro e precisam de dinheiro para liquidar suas obrigações atrasadas. Contudo empréstimo não existe só para isso, mas afinal quando ele é indicado para as empresas?
Empréstimo é visto como vilão pelo valor dos juros elevados e por virar uma bola de neve por não saber usar ele, e isso acontece por conta de o empreendedor buscar empréstimo quando possui maior grau de risco e consequentemente o banco vai elevar a taxa de juros, isso somando com a má administração do empréstimo se torna uma bola de neve.
Contudo a função do empréstimo é o empreendedor ter uma modalidade de dinheiro barato para conseguir investir em algo que gere mais lucro para a empresa.
Então empréstimo é indicado para a empresa para quando o proprietário consegue um juro baixo e tem a mentalidade de comprar um maquinário, investir em infraestrutura, mudar o business plan, abrir uma outra empresa, quitar um empréstimo de juros mais alto, enfim tudo que for destinado a conseguir aumentar a lucratividade e faturamento da empresa.
Contudo ao contrário de empréstimo com alto juros, para ter acesso a dinheiro barato é necessário deixar bem especificado seu planejamento, quanto isso vai gerar de retorno, quanto tempo irá se pagar e o mais importante, ter bom relacionamento com o fisco, pois vai ser de acordo com seu faturamento contábil que o banco irá avaliar se você tem condições de pagar ou não.
Após você conseguir o empréstimo é essencial você não usar do próprio empréstimo para pagar as parcelas, ou destinar o empréstimo para outra finalidade, ou até mesmo não separar o capital de giro para dar tempo do seu investimento dar o retorno financeiro adequado.
Empréstimo nem sempre é o vilão, ele só precisa ser bem planejado e ter boa gestão para você conseguir visualizar o lucro que ele pode te dar.
Karoline Almeida
Insta @almeida.consultoria
(41)99663-4977
Karoline Almeida atua como consultora financeira, formada em gestão financeira e especialização em investimentos e Lean Six Sigma. Da terceira geração de comerciantes uniu a prática com a teoria para fazer uma metodologia descomplicada para falar de economia e finanças para as pessoas.