Interaja conosco

Exposição

Centro Juvenil de Artes reabre exposição com obras selecionadas no 1º Concurso Paranaense de Desenho no Palácio das Araucárias

Publicado

em

O Centro Juvenil de Artes (CJA) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) transferiu do Palácio Iguaçu para o Palácio das Araucárias (Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n – Centro Cívico). a exposição com os 40 desenhos selecionados no 1º Concurso Paranaense de Desenho. A exposição ficará em cartaz até o dia 28 de fevereiro.

“Heranças culturais do Paraná” foi o tema central que serviu de inspiração para a criação dos desenhos, elaborados em técnica livre, como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras. “Os desenhos refletiram muito bem as características das diferentes regiões do Estado. Tivemos muitas gralhas azuis, araucárias, cuias de chimarrão, tropeiros, mas também outros elementos das culturas e etnias que formam o Paraná, com referência a culinária, dança, pontos turísticos e outros elementos bastante regionais. Essa seleção contempla muito da personalidade e desse olhar da criança e do adolescente para o nosso Estado”, comenta a professora Adriana Carla Dalazen Cichocki, uma das responsáveis pelo concurso.

Para o diretor do Centro Juvenil de Artes, Luiz Gustavo Vidal Pinto, a cultura tem o poder de formar o cidadão e deve exercer influência desde cedo na formação plena das crianças e adolescentes. “A ideia desse concurso de desenho é para que as crianças possam participar desde pequenas de um evento que permite ampliar a visão, contribuir com a formação, e suscitar a pesquisa ao tema proposto, para que a escola e os pais se envolvam. As características culturais do nosso Estado são muito bonitas e devem ser ressaltadas. Então nada melhor do que esse concurso para coroar o próprio Centro Juvenil no ensino das artes e propulsor da cultura do Paraná.”

Os 40 desenhos selecionados são de crianças e adolescentes de 20 cidades paranaenses: Apucarana, Assaí, Barracão, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Goioerê, Iretama, Mandaguari, Maringá, Nova América da Colina, Paranaguá, Paula Freitas, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais e Sertanópolis.

A Comissão Julgadora foi formada pelos artistas plásticos Alfi Vivern, Ariana Labre e Luiza Urban, que ficaram impressionados com a qualidade de grande parte dos trabalhos recebidos, desde o cuidado na organização dos elementos e na composição, até a poética e reflexão proposta nas obras.

SERVIÇO

Exposição do 1º Concurso Paranaense de Desenho do Centro Juvenil de Artes

Dia 12 de dezembro de 2019, às 14h

Período expositivo: até 28 de fevereiro de 2019

Entrada gratuita

Palácio das Araucárias

Saguão de entrada

Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n – Centro Cívico. Curitiba – PR

Horário de visitação: 8h30 às 18h

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea