Carnaval
Zombie Walk 2023: retorno após dois anos tem expectativa de 20 mil pessoas
Por Gaby Lara
A famosa Zombie Walk, uma das principais atrações do Carnaval de Curitiba, está marcada para o próximo domingo. A caminhada acontecerá no dia 19 de fevereiro. O evento retorna após dois anos de suspensão por conta da pandemia.
Conversamos com a Flavia Nogueira, produtora e integrante da equipe que tambem se decica ao marketing e parcerias.
Flavia nos contou que a Zombie Walk de Curitiba foi inspirada na caminhada que acontece em Toronto, no Canadá. Sua primeira edição foi em 2007, trazida para o Brasil pelo Bruno Hoffmann e inicialmente feita no Dia de Finados. As primeiras edições tinham seu ponto de encontro no Cemitério Municipal e os participantes caminhavam até as ruínas de São Francisco. Foram duas edições no Dia de Finados, em 2007 e 2008, sendo que em 2008 também teve um encontro em maio e nessas edições tiveram no máximo 20 pessoas.
Foi em 2009 que o produtor do Psycho Carnival, Vlad Urban, sugeriu a ideia de mudar data da Zombie Walk para o domingo de carnaval e assim foi feito, desde então, a caminhada cresce a cada ano. A última edição, em 2020 tiveram mais de 30 mil pessoas.
Conversamos com a Flavia também sobre a popularização da Zombie Walk e ela acredita que o sucesso veio por ser um evento seguro, organizado e uma alternativa para quem não gosta do carnaval tradicional. Somando-se a isso temos inúmeras produções de filmes, HQS e jogos com temática de zumbi e horror.
Também somos uma alternativa para todos que gostam do universo nerd, declarou.
Infelizmente, a Zombie Walk ainda não agrada a todos os públicos e como em todos os lugares, há quem critique. A Flavia comentou que isso incomodava no começo, mas que depois passou a focar em tudo de legal que o evento proporciona aos participantes e toda energia boa sentida.
Flavia também faz parte da equipe de maquiagem que é coordenada pela Priscilla Dalmarco, e é claro que não poderíamos deixar esse assunto tão importante de lado, afinal, a maquiagem é alma dos nossos zombies. Flavia nos contou que duas semanas antes do evento são feitas oficinas para ensinar maquiagens básicas e com poucos efeitos especiais para quem quer aprender. No dia do evento, nas tendas em frente ao caminhão de som, os maquiadores ficam prontos para atender a todos que desejam ser maquiados. Maquiagens simples e elaboradas por R$40.
O ponto de encontro para o início está marcado para acontecer na Praça Osório, às 12h. A concentração para a marcha será a partir das 10h, com direito a The Walking Dogs também às 10h. O percurso passará pela Rua XV e seguirá até a Praça Santos Andrade.
Na programação, está previsto: maquiagem zumbi, apresentação de bailarinos com a música “Thriller”, de Michael Jackson e shows com bandas locais sob a coordenação de Ulisses Rodrigues.