Show
MUV celebra 25 anos com segunda edição do espetáculo Bairro Black Difusão
Show gratuito reúne música, dança e artes cênicas no dia 27 de julho com participação de 12 artistas convidados embalados pelo groove do MUV.

Foto: Lídia Ueta
Com 25 anos de trajetória autoral, o projeto musical MUV – Movimento Uniformemente Variado apresenta a segunda edição do Bairro Black Difusão, um espetáculo cênico-musical e interativo que valoriza e celebra a cultura negra em Curitiba. A apresentação acontece no dia 27 de julho (domingo), às 18h30, no Guairinha, com entrada gratuita.
Idealizado por Kátia Drumond e Ricardo Verocai, o MUV propõe um show inédito, com roteiro assinado pela dupla e pelo baixista Evangivaldo Santos. O repertório tem como destaque o EP Bairro Black (2024), disponível nas plataformas digitais, além de faixas dos cinco álbuns autorais do coletivo.
No palco, o grupo se apresenta em formação de Big Band, com arranjos e teclados de Verocai. A banda é composta por Kátia Drumond (voz), Eduardo Ansay (guitarra), Evangivaldo Santos (baixo), Samir Souza (bateria), Brenda Calbaizer e Kabuto (vocais de apoio), Abdiel Freire (saxofone), Menandro Souza (trompete), Lauro Ribeiro (trombone) e Luiz Fernando Diogo (percussão).
O espetáculo ainda conta com participações especiais de 12 artistas convidados: Geyisa Costa, Flávia Imirene, Ariane Souza, PH Soares, Day Paixão, Pedro Ramires, Alucas Santos, Jacob Cachinga, Gi Kali, Chica da Silva, Inês Drumond e Jurandi Silva. Juntos, eles compõem uma performance coletiva e interativa com os músicos do MUV.
“A segunda edição do Bairro Black Difusão vem como um grande show para marcar presença, abrir espaço e valorizar artistas negros da cidade em suas múltiplas expressões. Vamos reunir música, dança, performance e ancestralidade em uma grande celebração coletiva”, destaca Kátia Drumond, diretora artística do MUV.
“A ideia é reunir potências artísticas da cultura negra de diferentes gerações, vivências e linguagens para compor um show significativo e divertido para todas as idades, relembrando a força da ancestralidade”, completa Ricardo Verocai, diretor musical do projeto.
O Bairro Black Difusão é fruto da parceria entre o MUV e a vereadora Giorgia Prates – MandatA Preta, única parlamentar negra da Câmara Municipal de Curitiba em 2025. Giorgia ressalta o impacto cultural e social do evento:
“É um orgulho apoiar o MUV. Estamos descentralizando recursos, fazendo o dinheiro chegar onde nunca chegou. Celebramos a arte como símbolo de resistência e diversidade cultural negra em Curitiba. Projetos como este fortalecem nossas raízes e conectam gerações por meio da música, da dança e da oralidade.”
A realização é da Pomeiro Gestão Cultural, com direção de Igor Augustho, responsável pela produção desde a criação do EP Bairro Black até a temporada de lançamento. Também integra a equipe a produtora Cindy Napoli, da Rumo de Cultura. Ambas se destacam pela atuação em projetos com foco em identidade, diversidade e estética.
Trajetória do MUV
Criado no Rio de Janeiro em 1999 e estabelecido em Curitiba desde 2005, o MUV construiu uma identidade sonora própria, baseada na fusão de ritmos de matriz africana. Com cinco discos lançados e colaborações com artistas como Arthur Verocai, Carlos Dafé e Macau, o grupo marca presença em rádios e playlists ao redor do mundo.
Além dos palcos de festivais como Curitiba Jazz Festival, Encantadas Jazz e Ilha do Mel Jazz à Gosto, o MUV também desenvolve projetos de formação, como O Som do MUV e a Música Negra nas Escolas Estaduais, que percorreu escolas da rede pública em 2022 e 2023, promovendo educação artística e valorização da identidade negra.
SERVIÇO
Bairro Black Difusão – 2ª edição
Dia: 27 de julho de 2025
Horário: 18h30
Local: Guairinha (Rua Xv de novembro, 971 – Centro)
Entrada Franca – Retirada de ingressos uma hora antes do show
Classificação: Livre.
Instagram: @muv.brasil
Outros canais para acompanhar a história do MUV: https://beacons.ai/muv.brasil