Interaja conosco

Música

41 anos da trágica partida de Elis Regina

Publicado

em

Por Igor Horbach

A cultura Brasileira é palco de grandes artistas desde sempre. Não é atoa que somos reconhecidos internacionalmente por isso. Com os avanços tecnológicos do século XX que permitiram maior difusão de nossos enredos sejam eles musicais, teatrais ou audiovisuais para o mundo todo, fomos ganhando cada vez mais força no cenário global. 

Uma das pessoas que mais contribuiu para essa valorização e reconhecimento logo nos primeiros anos da exportação da música brasileira foi a imortal Elis Regina que no dia de hoje (19) completa 41 anos de sua trágica partida antecipada. 

Elis é considerada até os dias de hoje uma das maiores cantoras de todos os tempos no Brasil e título de grandes sucessos musicais que são consumidos pelo público da época e admirado pelos mais novos. 

 

A VIDA DE ELIS

A grande estrela da MPB nasceu no dia 17 de março de 1945 na capital gaúcha, Porto Alegre e desde cedo a música se fez presente. Segundo a própria artista em algumas entrevistas para jornais da época, desde os 3 anos já sentia o impulso musical e falava cantando ao mesmo tempo. Na sua primeira infância foi invadida pelo ritmo samba-canção que conquistou seu coração. Quando tinha 7 anos de idade, a mãe, que acompanhava o amor da filha pela música, a levou na Rádio Farroupilha, porém, tímida demais, Elis voltou para casa sem se apresentar para os produtores. Contudo, em 1957, aos 12 anos, ela voltou à rádio e se apresentou, o que garantiu sua vaga e seu prêmio de Melhor Cantora da Rádio do Gaúcho. 

Aos 25 anos, em 1970, Elis foi mãe pela primeira vez em seu primeiro casamento com o músico Ronaldo Boscoli, tendo dado a luz ao produtor musical João Marcello Boscoli. 5 anos depois, Elis teve seu segundo filho, Pedro Camargo Mariano e em 1977 a sua caçula, Maria Rita, ambos do seu segundo casamento com o produtor e empresário Cesar Camargo Mariano.

Aos 36 anos de idade, ainda muito jovem, no dia 19 de janeiro de 1982, Elis faleceu. Segundo o atestado de óbito, a cantora havia morrido por overdose de uma mistura de bebida alcoólica com cocaína, enquanto que o produtor musical e amigo próximo, Nelson Motta, contestou o documento dizendo que Elis não tinha histórico de uso de drogas. 

 

CARREIRA

Em 1958, aos 13 anos de idade, Elis iniciou sua carreira profissional com cantora na Rádio Gaúcha, contudo foi somente em 1961 quando um gerente comercial de uma gravadora do Rio de Janeiro, encontrou Elis e se encantou com seu talento. Após um contrato simples, Elis viajou para a capital carioca e gravou seu primeiro álbum, Viva a Brotolandia. Infelizmente, o trabalho não foi bem aceito no mercado e teve vendas decepcionantes. E isso se prosseguiu até o 3º disco da cantora. 

O sucesso começou aos poucos e lentamente, conforme cantava em boates do Rio de Janeiro. O sucesso estrondoso se deu na década de 70, porém, Elis começou a fazer duras críticas contra a Ditadura Militar na época de forma pública e chegou até mesmo a se filiar ao Partido dos Trabalhadores em 1981. 

Ao longo de sua carreira, Elis Regina levou 6 prêmios como Melhor Cantora e lançou 17 discos entre 1961 e 1980.

 

LEGADO

Elis Regina é considerada pelos estudiosos da música uma das mais importantes vozes da música brasileira, junto com Tom Jobim e tantos outros. Em 2005, inaugurou-se na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, um espaço memorial para abrigar o Acervo Elis Regina. Trata-se de uma coleção de fotografias, artigos, objetos, discos e outros tipos de materiais relacionados com a vida e a obra da cantora.

Em 2015 a escola de samba Vai-vai desfilou no Sambódromo do Anhembi sob o tema “Simplesmente Elis” que levou o prêmio de Melhor Samba Enredo. No ano seguinte, uma cinebiografia da cantora foi lançada nos cinemas brasileiros tendo Andreia Horta na pele da cantora.

Já em 2009, foi inaugurada uma estátua de bronze da cantora ao lado do Centro Cultural Usina do Gasômetro em Porto Alegre pelas comemorações dos 237 anos da cidade. 

Com certeza Elis Regina é uma das pessoas mais importantes do nosso país, não só no cenário musical, mas na construção cultural de nossa sociedade. Com suas músicas ela trouxe o que é do brasileiro de verdade: a felicidade. 

É autor, ator, dramaturgo e produtor brasileiro. Nascido em Tangará da Serra – MT, publicou seu primeiro livro aos 14 anos e o segundo aos 16. Em 2017 se mudou para Curitiba onde iniciou sua carreira de ator, produtor e dramaturgo. Em 2019, produziu e dirigiu a serie Dislike. Em 2020 publicou seu drama de estreia, Cartas para Jack. Em 2021 lançou a série de contos intitulada Projeto Insônia.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea