Cinema
16 filmes brasileiros disputam vaga para representar o Brasil no Oscar 2026
Entre dramas intimistas, documentários, biografias e experimentações narrativas, a seleção reflete a diversidade e a vitalidade da produção audiovisual brasileira contemporânea.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou nesta quinta-feira (14) a lista dos 16 longas-metragens habilitados a concorrer à vaga do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026.
Entre dramas intimistas, documentários, biografias e experimentações narrativas, a seleção reflete a diversidade e a vitalidade da produção audiovisual brasileira contemporânea. Os títulos são:
- A Melhor Mãe do Mundo – Anna Muylaert
- A Praia do Fim do Mundo – Petrus Cariry
- Baby – Marcelo Caetano
- Homem com H – Esmir Filho
- Kasa Branca – Luciano Vidigal
- Malu – Pedro Freire
- Manas – Marianna Brennand
- Milton Bituca Nascimento – Flavia Moraes
- O Agente Secreto – Kleber Mendonça Filho
- O Filho de Mil Homens – Daniel Rezende
- O Último Azul – Gabriel Mascaro
- Oeste Outra Vez – Erico Rassi
- Os Enforcados – Fernando Coimbra
- Retrato de Um Certo Oriente – Marcelo Gomes
- Um Lobo entre os Cisnes – Marcos Schechtman e Helena Varvaki
- Vitória – Andrucha Waddington
A pré-seleção com seis finalistas será anunciada no dia 8 de setembro, e o longa escolhido para representar oficialmente o Brasil no Oscar será revelado em 15 de setembro.
A 98ª edição do Oscar acontecerá em 15 de março de 2026, em Los Angeles, e premiará produções lançadas entre 1º de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025.
Além de reafirmar a força do cinema nacional no circuito internacional, a lista também traz cineastas veteranos e novos nomes que vêm se destacando em festivais como Cannes, Berlim e Veneza.