Interaja conosco

Teatro

PENéLOPE ganha segunda temporada em Curitiba

Publicado

em

Discutindo as relações familiares, com forte e sutil subversão do papel da mulher na sociedade, a peça da la lettre criação abre oito novas apresentações de 10 a 20 de agosto, no Teatro da Caixa Cultural em Curitiba

A estreia nacional presencial do espetáculo teatral PENéLOPE, em abril de 2023, lotou todas as sessões da mini temporada apresentada no Teatro José Maria Santos, em Curitiba. Mais de mil pessoas passaram pelo teatro nas primeiras apresentações. O trabalho reflete e debate as relações familiares entre homens e mulheres na atualidade. Agora, o público poderá assistir novamente, desta vez na Caixa Cultural, de 10 a 20 de agosto, a jornada é inspirada no clássico da Odisseia, de Homero.

O espetáculo dirigido por Nadja Naira e interpretado por Uyara Torrente e Pablito Kucarz, através de um roteiro emocional e questionador, escrito por Lígia Souza, subverte os papéis convencionais da mulher e do homem. “Nesta PENéLOPE, tudo é ressignificado. Não falamos mais de um casal, mas sim de irmãos”, revela a autora.

Lígia inspirou-se na personagem Penélope, que, na Odisseia de Homero, fica 20 anos esperando o retorno do marido Ulisses, que lutava na Guerra de Tróia. “Esse estado de espera, que confina mulheres no espaço doméstico aguardando a volta da figura masculina, parece ter perseguido Elas por anos. Revisitando a história de Penélope, surge a montagem da la lettre criação”, afirma. Nesta nova versão, contudo, a dinâmica do texto para o palco foi repensada e baseada nas relações familiares, alterando o lugar estruturado e construído socialmente.

O público acompanha os encontros e reencontros de dois irmãos ao longo de dez anos. Nesta relação, é ele quem permanece cuidando dos pais e da casa em que cresceram, enquanto ela, uma mulher desprendida e viajante, segue e ganha o mundo. Ligia Souza aquece o debate da presença da mulher na contemporaneidade já que “faz parte da arte repensar e problematizar as condições atuais, desmistificando o papel Delas na manutenção e no cuidado da família, assunto que ainda é um tabu e merece a discussão em novo olhar”.

A peça cria marcas na equipe que trabalha nesse projeto independente desde a pandemia, quando em 2020 o grupo se encontrou virtualmente e criou uma maneira de entender o espaço digital. Na versão web-peça, que era realizada em lives do Instagram, o elenco, direção e produção fizeram apresentações para mais de 2.000 pessoas.

PENéLOPE marca também a volta de Uyara Torrente aos palcos do teatro. “São mais de 10 anos dedicada somente à música nos vocais da Banda Mais Bonita da Cidade, o teatro é minha formação original”, conta a atriz. Ao lado de Pablito Kucarz, ator curitibano muito ativo na cena, eles são dirigidos por Nadja Naira, que imprime nos artistas a vida dos irmãos, seus afetos, dilemas e desamores. Em PENéLOPE, o histórico de contracena que os dois atores já haviam construído em outros trabalhos trouxe uma camada e um vínculo importante para a relação dos personagens, que pode ser claramente observada em cena.

 Projeto independente da la lettre criação e produção da Pomeiro Gestão Cultural, a montagem é viabilizada sem recursos, apenas com investimento da companhia. Em contrapartida à gratuidade do acesso, a companhia oferece ao público a proposta de aquisição da dramaturgia em livro editado pela própria la lettre, além de cartões postais exclusivos com frases do texto, nos valores R$35,00 e R$5,00, respectivamente. Estes produtos estarão disponíveis antes e após as apresentações, na lojinha montada no hall do teatro.

SERVIÇO:

PENéLOPE – Teatro adulto

De 10 a 20 de agosto I Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h.

Teatro Caixa Cultural – Curitiba –  R: Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Entrada Franca. Retirada de ingressos a partir de 1 hora antes no local. Sujeito à lotação.

Classificação: 14 Anos I Duração: 60 Minutos

FICHA TÉCNICA

Texto: Ligia Souza

Direção: Nadja Naira

Assistente de Direção: Paulo Rosa

Elenco: Pablito Kucarz e Uyara Torrente

Desenho de Som: Álvaro Antônio

Iluminação: Paulo Rosa

Cenografia e Identidade Visual: Pablito Kucarz

Direção de Produção: Igor Augustho

Produção Executiva: Bruna Bazzo e Rebeca Forbeck

Cenotécnico: Fabiano Hoffmann

Fotografias: Elenize Dezgeniski

Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Bruna Bazzo

Realização e Produção: Pomeiro Gestão Cultural

Realização e Criação: la lettre criação

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea