Interaja conosco

Eventos

Ônibus da Cultura homenageia compositores italianos e Poty

Publicado

em

Junho será um mês dedicado aos compositores da Itália no Ônibus da Cultura. O projeto, que desde o início da pandemia divulga vídeos gratuitos com conteúdos artísticos, vai prestar uma homenagem àquele país, como forma de celebrar o evento Mia Cara Curitiba, que teria sua edição de 2020 realizada entre maio e este mês, mas foi adiado devido à Covid-19. Para começar a série, a orquestra Ladies Ensemble gravou o Adágio em Sol Menor, de Tomaso Albinoni. O público pode conferir nos seguintes canais: Instagram e Facebook do Ônibus da Cultura (@onibusdacultura) e YouTube do Solar do Rosário (@solardorosario).

As Ladies fazem parte do elenco do Ônibus Palco, um dos dois veículos criado pelo projeto Ônibus da Cultura para circular por todos os bairros de Curitiba com apresentações gratuitas. O outro é o Ônibus Museu. Este, por sua vez, apresenta esta semana nas redes sociais um vídeo que reverencia o trabalho de Poty Lazzarotto, um dos maiores artistas do Paraná e do Brasil. Trabalhos de Poty fazem parte do acervo deste museu itinerante, como reproduções e gravuras originais, por isso o conteúdo aborda sua vida e obra. A trajetória de um menino talentoso, que rabiscava sacos de papel nas Mercês, até se transformar num grande nome das artes é contada pelo vídeo.

Obra perdida na Grande Guerra

O Adágio em Sol Menor é um dos trabalhos mais conhecidos de Tomaso Albinoni, compositor veneziano que nasceu em 1671 e faleceu em 1750. Muito conhecido em sua época como compositor de óperas, atualmente é mais destacado por sua música instrumental. Ele foi muito popular no período Barroco, sendo tão conhecido como seus contemporâneos Arcangelo Corelli e Antonio Vivaldi.

Entretanto, grande parte do trabalho de Albinoni foi perdido na Segunda Guerra Mundial, com a destruição da Biblioteca Estadual da Saxônia, na cidade alemã de Dresden, em fevereiro de 1945. O intenso bombardeio destruiu muitas obras, entre elas o “Adágio de Albinoni”. Fragmentos de um manuscrito do compositor, contudo, foram encontrados. A partir dele, a obra foi reconstruída. “Num momento muito conturbado como este que estamos vivendo, apresentar uma música que renasceu após a guerra é muito inspirador”, comenta Fabíola Akel, violinista e fundadora da orquestra Ladies Ensemble, que é formada exclusivamente por mulheres.

Criado e mantido pelo Solar do Rosário, com suporte da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Ônibus da Cultura transformou dois antigos veículos do transporte coletivo em unidades móveis. Há dois anos eles começaram a percorrer todos os bairros da cidade.  Com a pandemia, a circulação foi temporariamente suspensa e conteúdos começaram a ser divulgados pela internet. O projeto tem patrocínio da Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler, e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.

Crédito foto: Marcelo Elias

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea