Interaja conosco

Teatro

Grupo Obragem de Teatro estreia espetáculo com dramaturgia premiada e elenco de veteranos do teatro

Publicado

em

Escrita e dirigida pela artista curitibana Olga Nenevê, a peça recebeu o Prêmio Funarte de Dramaturgia/2021 – 200 Anos de Artes no Brasil e celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna, um evento protagonizado por artistas que sonharam e atuaram para mudar o rumo da criação artística no país ao valorizarem a identidade multifacetada do povo brasileiro.

Por Assessoria

No dia 16 de fevereiro de 2023 às 20h, o Grupo Obragem estreia no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222) o espetáculo “MORRO BRASIL”, uma obra com direção e dramaturgia de Olga Nenevê que articula os diferentes sentidos da palavra “morro”, como uma elevação precária de um terreno instável; a popular designação de favela; e a conjugação do verbo morrer em primeira pessoa, para apresentar uma visão poética e política, sobre um estado de crise e violência nas relações humanas, sociais e culturais brasileiras, que se perpetua por séculos. O espetáculo ficará em cartaz de 16 de fevereiro a 19 de março, com apresentações de quinta a domingo, sempre às 20h. A entrada é franca mediante a retirada do ingresso 1h antes da sessão na bilheteria do Teatro Novelas Curitibanas.

No elenco, Ana Rosa Genari Tezza, Eduardo Giacomini, Fabiana Ferreira, Guenia Lemos e Regina Bastos interpretam personagens icônicos do movimento modernista, em especial as artistas mulheres que mudaram os caminhos da Arte Brasileira no início do século XX, tais como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Pagu.  A música do espetáculo é executada ao vivo por  Tiago Constante, que também assina a direção musical. O elenco desenvolveu as cenas com foco no corpo, especialmente no corpo da mulher, que ao longo do tempo tem sido oprimido e privado de direitos. Por meio de uma história fictícia, mas muito provável, “MORRO BRASIL” dialoga com as histórias reais do passado de forma entrelaçada, possibilitando ao espectador uma viagem poética pela estética modernista brasileira.

“Neste momento em que muitas pessoas têm obscuros discursos inflamados de ódio proclamados de forma acintosa e, lamentavelmente, atacam a democracia e os artistas, a ARTE é muito mais que necessária para reivindicação do fim de modelos anti-humanitários para as relações”, consideram os diretores Olga Nenevê e Eduardo Giacomini, do Grupo Obragem de Teatro, sobre a estreia do novo espetáculo.

Além da temporada, também serão ofertadas ações formativas e gratuitas. Nos dias 02 e 03 de março, das 14h às 18h, acontecerá a oficina “As camadas de vibração do corpo em movimento”, no qual os interessados poderão entrar em contato com referências e procedimentos de criação para a peça MORRO BRASIL. Para participar, basta se inscrever gratuitamente através do e-mail: oficinasobragem@gmail.com. Ainda, após a sessão do dia 25 de fevereiro, os artistas da montagem realizarão uma conversa aberta com o público sobre o processo criativo da peça.

 

Serviço

ESPETÁCULO “MORRO BRASIL”

SINOPSE: A peça de teatro Morro Brasil celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Odila é uma pintora que enfrenta um momento de crise, devido ao luto, por causa da morte de sua mãe; o término de um relacionamento amoroso e os conflitos relacionados ao processo criativo de uma obra. Ao refletir sobre suas problemáticas, ela elabora diálogos imaginados com algumas artistas mulheres que marcaram os rumos da Arte no Brasil, como: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Pagu. A peça cria aproximações entre o Brasil do século XX e a atualidade e pensa os movimentos, particulares e públicos, que atuam para mudar a vida das pessoas e de um país.

ONDE: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco, Curitiba – PR)

QUANDO: de 16 de fevereiro (5ªf) a 19 de março (dom), de quinta a domingo

HORÁRIO: sempre às 20h

INGRESSOS: Gratuito mediante retirado na bilheteria do teatro 1h antes da sessão

DURAÇÃO: 1h

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 16 anos

GÊNERO: Drama

CAPACIDADE: 70 lugares

 

OFICINA “AS CAMADAS DE VIBRAÇÃO DO CORPO EM MOVIMENTO”

ONDE: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco, Curitiba – PR)

QUANDO: 02 (5ªf) e 03 (6ªf) de março

HORÁRIO: das 14h às 18h

INSCRIÇÕES: Enviar minibio e o nome completo para o e-mail oficinasobragem@gmail.com

 

FICHA TÉCNICA

Texto e direção: Olga Nenevê

Elenco: Ana Rosa Tezza; Eduardo Giacomini; Fabiana Ferreira; Guenia Lemos e Regina Bastos

Direção musical, composição e músico: Tiago Constante

Iluminação: Beto Bruel

Figurino: Eduardo Giacomini

Cenário: Guenia Lemos

Cenotécnico: Vilson Kurz

Confecção de figurino: Marino Ferrara

Preparador vocal: Gabriel Gorosito

Designer gráfico: Alessandra Nenevê

Assessoria de imprensa: Larissa de Lima

Fotos: Gus Benke

Produção: Grupo Obragem de Teatro

Empreendimento: EGM Produções Artísticas

“PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.”

“TODAS AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTA OBRA SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO AUTOR”

É autor, ator, dramaturgo e produtor brasileiro. Nascido em Tangará da Serra – MT, publicou seu primeiro livro aos 14 anos e o segundo aos 16. Em 2017 se mudou para Curitiba onde iniciou sua carreira de ator, produtor e dramaturgo. Em 2019, produziu e dirigiu a serie Dislike. Em 2020 publicou seu drama de estreia, Cartas para Jack. Em 2021 lançou a série de contos intitulada Projeto Insônia.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea