Música
Via selo nova-iorquino, Tetel Di Babuya lança disco de estreia
As onze faixas passeiam pela MPB, bossa nova, jazz, blues, pop e clássico
No início deste ano, a violinista paulista Tetel Di Babuya iniciou seu projeto como cantora e compositora. Desde então, lançou seis singles, que, enfim, culminaram no seu disco de estreia, “Meet Tetel”, com outras cinco canções inéditas. Duas músicas do trabalho foram inseridas na “Jazz Brasileiro”, playlist editorial do Spotify. O lançamento é do selo nova-iorquino Arkadia Records, do produtor musical e empresário estadunidense Bob Karcy.
O trabalho de onze faixas autorais é baseado nas referências que a musicista carrega desde a infância, da música brasileira à mundial: jazz, MPB, bossa nova, blues, pop e clássico. Do lado poético, Tetel tem o amor como tema central, assunto tratado com maestria e boas interpretações.
“Não tive nenhuma intenção de fazer um álbum todo sobre amor, pelo contrário, tentei até que bastante tentar escrever sobre outros assuntos. Mas resolvi aceitar que sou um clichê ambulante: uma cantora de canções de amor autoral e do amor dos outros.”, comentou Tetel.
A bossa nova, em específico, é um dos charmes que abrasileiram o álbum, algo visível na faixa “Você” e “Mea Culpa”. “A bossa sempre foi parte da minha vida de alguma forma. Comecei a estudar música na Universidade Livre de Música Tom Jobim em São Paulo com 9 anos. Meu primeiro pensamento sobre a escola foi ‘Quem é Tom Jobim?’ Logo aprendi. A bossa está na minha mente e alma quase desde sempre e vira e mexe aparece em ideias de composição.”
Esse toque brasileiro acompanhado de ritmos globais presentes em “Meet Tetel” está sendo lançado a nível internacional. “Ainda que eu sempre foque no Brasil, nós estamos construindo nosso público internacionalmente também. Estou ansiosa para tocar no EUA e Europa. Eu queria que todo ser humano no planeta ouvisse minhas músicas pelo menos uma vez na vida”.
“Eu estou escrevendo muita música nova agora e a Arkadia Records tem muitas ideias para os nossos projetos futuros. Espero que seja o primeiro álbum de muitos e que os ouvintes brasileiros curtam ouvi-lo, e adianto que meu próximo disco terá mais canções em português.”
“Meet Tetel” está disponível em todas as plataformas digitais.
Sobre Tetel Di Babuya
Tetel tem longa estrada como musicista. Bacharel em Música pela USP e Mestre em Música pela UNESP, nasceu em Araçatuba, interior de São Paulo, e ainda criança se mudou para a capital. Aos 10 anos, iniciou seus estudos musicais, com teoria, coral, orquestra e violino, instrumento no qual se especializou.
Desde então, sua ocupação profissional seu deu como violinista erudita, participou de inúmeras orquestras sinfônicas, como a OSUSP e OSESP, fez parte de musicais como o “Fantasma Da Ópera”, além de participar de gravações de álbuns de bandas e projetos de outros músicos.
Em 2018, iniciou sua carreira de cantora e compositora, uma face ausente em seus trabalhos anteriores. Sua forma de cantar é inspirada em clássicas cantoras brasileiras e internacionais, como Elis Regina e Amy Winehouse, entre outras. Hoje, Tetel se apresenta regularmente em casas de show na cidade de São Paulo.
A ARTISTA NAS REDES SOCIAIS