Teatro
Projeto Bonecos no Portão oferece programação gratuita na Região Metropolitana de Curitiba
O Bonecos no Portão é um festival de teatro de bonecos que se consolidou como um dos eventos culturais mais notáveis quando se trata de formas animadas no Paraná. Em sua terceira edição, o festival expande seus horizontes, alcançando mais cinco cidades do estado. Com o objetivo não é apenas entreter o público, mas também contribuir para o desenvolvimento cultural como a formação de plateia e econômico das regiões envolvidas.
A iniciativa que está em sua terceira edição, estará de quinta, 14, a sábado, 16, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A abertura oficial do evento acontece nesta quinta-feira, 14, no Teatro Municipal de Piraquara, a partir das 20h com o espetáculo Araújo e Ofélia, da Cia Beto Hinça. A história voltada para todas as idades, perpassa pelas três fases de vida de Araújo e Ofélia, com muita diversão e alegria durante a infância, com a descoberta do amor na adolescência e o reencontro na velhice. O espetáculo fala de amizade, de amor e da preservação da natureza.
Na sexta-feira, 15, é a vez da peça O Coelho e a Tartaruga“, da Cia Miller Bonecos, que se apresenta, às 10h30.Os animais vivem tranquilos na floresta até que situações de perigo começam a quebrar a sua harmonia: incêndio, desmatamento, etc. Todos se sentem em perigo, menos o coelho que confia cegamente em sua habilidade e velocidade. Até que a tartaruga resolve desafiá-lo para uma corrida. A peça é uma adaptação criativa e divertida sobre a fábula de Esopo e La Fontaine “A Lebre e a Tartaruga”. E as 15h, Também no Teatro Municipal de Piraquara, a Companhia Caçuarte apresenta “As Infindáveis Versões do Capuchinho e do Lobo Mau. Esta peça é uma adaptação do tradicional conto “Chapeuzinho Vermelho”, escrito por Charles Perrault. Nesta versão, a mesma história é contada de várias maneiras, onde os personagens são representados por bonecos, legumes e objetos do cotidiano, o que desperta a curiosidade da plateia. As 20 horas, o espetáculo da Companhia CórtexArte, A peça “O Chinês e o Dragão” sensibiliza nossa percepção. Mostra o simples e o extraordinário, nas sutilezas. Em cena a manipulação direta, o teatro de varas e sombras. Técnicas corporais que apresentam tradições do Kung Fu e Tai-Chi Chuan associadas à dança contemporânea para contar o cotidiano de um pescador.
No Sábado, 16 de março, as 16 horas, o Teatro Municipal de Piraquara recebe o espetáculo, “Na Cidade das Hortênsias” uma peça adaptada do livro “Leda e Lili”, de Diana Monteiro Sitonio e Fabiane Prado. A história narra a convivência de duas amigas, uma formiguinha e uma joaninha que moram na bela cidade das Hortênsias. As duas adoram conversar, inventar brincadeiras e ler as lendas da comunidade. Mas, um dia elas serão surpreendidas por um acontecimento inesperado.
Ainda no Sábado, as 20 horas, é a vez do espetáculo “Os Bichos”, da companhia Almazem Teatro de Bonecos – de Gil Gabriel. O público vai mergulhar no universo lúdico ao assistir marionetes e bonecos de luva que encantam por sua narrativa, mostrando a variedade de sons e ritmos tão ricos e presentes desde a música clássica, passando pelo samba e apresentando o funk. A peça ressalta a importância da conscientização do ser humano quanto à preservação do meio ambiente, além de retratar as consequências que a falta de cuidado com a natureza pode causar.
Além das apresentações no Teatro Municipal em Piraquara, escolas da região também terão apresentação de espetáculos para a comunidade escolar.
O festival idealizado pela Cooperativa Curitibana Arte Animada, é um coletivo que reúne diversos artistas especializados em dança, música e dramaturgia. Passará também pelas cidades de Campo Largo, São José dos Pinhais, Araucária e Almirante Tamandaré. Toda a programação é gratuita, para saber mais acesse o perfil no instagram @cooperativa_arte_animada
PROJETO APROVADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA – GOVERNO DO PARANÁ, COM RECURSOS DA LEI PAULO GUSTAVO, MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL.