Música
MULHER MÚSICA: diálogos necessários para reinventar a cena
Uma série que confronta machismo, racismo e precarização enquanto investiga como mulheres têm reinventado estratégias para viver de arte no Brasil.
Foto: Natasha Durski
Criado pela cantora, atriz e pesquisadora Iria Braga, o projeto MULHER MÚSICA abre espaço para conversas profundas e necessárias com mulheres que vivem a música por dentro, nos palcos, bastidores, processos criativos e disputas por reconhecimento. Longe de uma coleção de depoimentos inspiradores, o videocast se firma como um território de escuta real, onde se fala de trabalho, autonomia e sobrevivência no mercado cultural.
O foco é direto: dinheiro.
Como as mulheres têm garantido sua autonomia financeira na música? Quais estratégias estão criando para sustentar carreira, vida e obra em um setor marcado pela informalidade e pelas desigualdades estruturais? As entrevistas atravessam essas questões com franqueza, revelando também os enfrentamentos cotidianos contra racismo, machismo, misoginia, xenofobia, etarismo e outras opressões que insistem em moldar o cenário musical brasileiro.
MULHER MÚSICA nasce como uma zona de partilha e reflexão em um espaço onde artistas podem dizer, em primeira pessoa, o que significa existir e resistir na música. E deixa um convite aberto a todos os públicos, inclusive aos homens: é hora de participar do diálogo e colaborar na construção de uma cena mais justa e plural.
Iria Braga: presença, voz e movimento
Multiartista, professora, comunicadora e uma das vozes mais expressivas da música popular contemporânea do Sul do Brasil, Iria Braga construiu uma trajetória de quase três décadas atravessada por experimentação, potência interpretativa e abertura criativa.
Desde 2006, a artista vem ampliando conexões internacionais com apresentações na França, Alemanha, Chile, Argentina, Espanha, Portugal, Holanda e Estados Unidos. O primeiro álbum solo, lançado em 2013, consolidou seu nome na música brasileira e a levou a projetos em diferentes regiões do país.
Entre 2014 e 2019, Iria apresentou e editou os programas É-Cultura e Palco, na TV Educativa do Paraná, tornando-se porta-voz do circuito artístico nos meios públicos de comunicação. Segue atuando entre parcerias, criações e pesquisas vocais, agora vivendo entre Brasil e Portugal, onde aprofunda sua formação em pedagogia vocal.
Em 2024, lançou o clipe “Parede” e prepara o lançamento de “Desejo”, música autoral que marca um novo momento artístico. No mesmo ano, gravou no Brasil a primeira série do videocast MULHER MÚSICA, que assina como diretora geral e apresentadora.
As entrevistadas da primeira série
Bina Zanette — produção, resistência e legado feminino
A estreia reúne Iria e Bina Zanette, produtora cultural com mais de quinze anos de atuação em grandes festivais — entre eles o Palco Sunset do Rock in Rio. Bina revisita sua trajetória, as disputas para se afirmar na arte e as raízes familiares marcadas por mulheres artistas que enfrentaram diversas formas de precariedade. Sua fala revela a força de quem opera criação, gestão, curadoria e sobrevivência, sempre colocando sensibilidade e estratégia lado a lado.
Naíra Debértolis — multiplicidade, carreira e enfrentamento
Instrumentista, arranjadora e produtora musical, Naíra Debértolis ficou conhecida como integrante da banda Mulamba, um dos expoentes da cena curitibana. Ao longo da conversa, fala sobre machismo no mercado, gestão financeira, construção de identidade sonora e sua jornada por bandas de diversos estilos — do pop à música gauchesca. À frente da produtora Lita, em São Paulo, Naíra trabalha para ampliar oportunidades e visibilidade para novos artistas.
Janine Mathias — maternidade, raça e reinvenção
Fechando a primeira temporada, Iria recebe Janine Mathias, cantora e compositora cuja obra transita entre rap, soul e samba. Radicada em Curitiba há 14 anos, Janine lançou recentemente o álbum “Devoção” e é reconhecida por uma trajetória profundamente comprometida com o enfrentamento do racismo. Na entrevista, fala sobre as transformações trazidas pela maternidade, emocionais, físicas e financeiras e sobre o papel essencial do público na sustentação de sua carreira artística.
Ficha técnica
Gravado na Rádio Cultura de Curitiba (2024)
Direção geral e apresentação: Iria Braga
Edição e montagem: Decio Nossol
Direção de fotografia: Jair Stofella
Direção de corte: Klev Junior
Direção de vídeo: Dudu Martini
Apoio de produção: Luciano Moro
Maquiagem e cabelo: Pretaurina
Fotografia: Natasha Durski
Social media: Fernando CS
Identidade visual: Redson Pereira
Libras: Daniele Marrie / Fluindo Libras
Apoio cultural:
– Rádio Cultura 930 AM
– Partô Garimpos (moda sustentável)
– Semente de Girassol (restaurante vegano)
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.

