Interaja conosco

Eventos

Maior evento vegetariano das Américas apresenta programação diversificada sobre estilo de vida sem crueldade

Publicado

em

Distribuído em quatro dias na cidade de São Paulo, VegFest 2022 deve reunir mais de 10 mil participantes

Por Assessoria

Após três anos de interrupção causada pela pandemia de Covid-19, o maior evento vegetariano das Américas voltou a São Paulo (SP). O VegFest 2022 acontece de 8 a 11 de dezembro no Centro de Convenções Anhembi (SP) e reúne diversos expositores. Durante o festival, será realizado também o IX Congresso Vegetariano Brasileiro, com mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais e chefs de culinária que são referência no país. Nutricionistas, nutrólogos, médicos e profissionais de saúde em geral, engenheiros de alimentos e empreendedores participam da 9ª edição do VegFest, que deve receber mais de 10 mil participantes.

Um dos destaques do evento e do ativismo pela proteção animal na América Latina nos últimos anos, a organização internacional Sinergia Animal conta com um estande exclusivo no VegFest que recebe adeptos do veganismo e pessoas de todo o Brasil interessadas em conhecer mais sobre esse universo. “O VegFest é um dos eventos mais importantes da América Latina porque recebe pessoas do Brasil inteiro e até mesmo de outros países. Então, representa uma grande oportunidade de fortalecimento para o movimento de proteção animal brasileira e, por isso, é uma honra podermos fazer parte desta história ao lado de todas as organizações e ativistas parceiros”, conta Carolina Galvani, diretora executiva da Sinergia Animal.

Organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o VegFest representa uma grande oportunidade para fazer networking e expor o trabalho da ONG que atua para diminuir o sofrimento dos animais na indústria alimentícia e promover uma alimentação mais compassiva.

Estratégica focada em países de baixa renda ganha reconhecimento internacional 

Fundada pela jornalista investigativa Carolina Galvani no Brasil, em 2017, a ONG internacional Sinergia Animal hoje conta com mais de 50 membros nos nove países em que atua. Além do próprio Brasil, a organização também trabalha pela proteção dos animais explorados pela indústria de alimentos na Indonésia, Tailândia, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.

A rápida expansão e o trabalho eficiente da Sinergia não passam despercebidos. Nos últimos meses, a fundadora da Sinergia Animal foi escolhida para ilustrar os projetos The Future Perfect 50 Unbound Project, dos veículos de destaque da mídia internacional Vox [www.vox.com] e We Animals Media [www.weanimalsmedia.org], respectivamente. Criado pela renomada revista Vox, o projeto The Future Perfect 50 lista as 50 pessoas, de cientistas a ativistas, que “têm em comum uma disposição para imaginar um mundo que seja mais livre, mais justo e seguro do que este que nos foi entregue, e a convicção de ser parte dessa transformação”. Em seu artigo publicado sobre a atuação de Galvani, o veículo de mídia destacou sua trajetória, seu impacto até aqui e o papel fundamental que a Sinergia Animal tem exercido na proteção dos animais. “O futuro do bem-estar animal será decidido no Sul Global, e são pessoas como Galvani a vanguarda dessa transformação”.

Focado em celebrar e divulgar o trabalho de mulheres ativistas líderes na luta pelos direitos animais em todo o mundo, o Unbound Project da We Animals Media “documenta meticulosamente aquelas que trabalham para assegurar que a contribuição das mulheres para o movimento de proteção animal não seja perdida”.

“Eu percebi que estou aqui por uma razão, e tenho visto essas coisas horríveis, mas algo sairá disso. Tenho certeza absoluta de que isto criará uma mudança positiva”, contou Galvani sobre as realidades que testemunhou como repórter investigativa à reportagem da Unbound Project.

Jornalista de formação, Carolina trabalhou cerca de 10 anos como repórter investigativa em mais de 30 países antes de fundar a Sinergia Animal. Ela expôs o sofrimento animal em granjas e matadouros em diversos países, a destruição causada pelo desmatamento e pesca industrial, o comércio internacional de pele de focas e a caça de botos em risco de extinção na Amazônia. Após essas experiências, Galvani decidiu dedicar seu trabalho e sua vida a defender os animais explorados para o consumo humano e criar a organização que logo seria destaque da causa animal no Sul Global.

Além das menções na mídia internacional, desde 2018, a ONG Sinergia Animal é considerada uma das organizações de proteção animal mais eficientes do mundo pela Animal Charity Evaluators (ACE).  Atualmente é a única organização da América Latina a constar neste ranking.

VegFest e o vegetarianismo brasileiro

Em 2018, um estudo encomendado pela SVB junto ao IBOPE, revelou que 30 milhões de pessoas se declaram vegetarianas no país, o que corresponde a 14% da população. Isso representa um crescimento de 75% em relação a 2012, quando apenas 8% da população era vegetariana. Para falar com vegetarianos, veganos e simpatizantes, o VegFest preparou uma programação ampla e diversificada com mais de 30 horas de conteúdo sobre história, ativismo, esporte, nutrição, impactos ambientais, direitos animais, saúde infantil, cuidados na gestação, entre outros.

Mary Winckler, presidente honorária da SVB e criadora do Sítio Vegetariano (primeira página sobre vegetarianismo em português no mundo), apresenta a palestra A História do Vegetarianismo no Brasil. Renata Cortella, médica focada em medicina preventiva, oferece dicas para o público na mesa Implementando a dieta saudável no dia a dia. Já a coordenadora dos Departamento Científico e de Meio Ambiente da SVB, Cynthia Schuck, fala sobre Saúde global: da pandemia à resistência aos antibióticos.

Embora o Congresso seja pago, o acesso à feira é gratuito e nela os visitantes conhecem mais de 100 marcas expositoras de alimentos, higiene pessoal, cosméticos, casa e decoração e moda. Outro espaço aberto ao público é a Cozinha Show, na qual renomados profissionais da culinária vegetal ensinam receitas para mostrar a diversidade de sabores sem ingredientes de origem animal. A feira também prepara atrações culturais e esportivas com apresentações artísticas e uma quadra para desafios esportivos, com a presença do primeiro time de futebol vegano do país, o Laguna.

Sobre a Sinergia Animal

A Sinergia Animal é uma organização internacional que trabalha em países do Sul Global para diminuir o sofrimento dos animais na indústria alimentícia e promover uma alimentação mais compassiva. A ONG é reconhecida como uma das mais eficientes do mundo pela renomada instituição Animal Charity Evaluators (ACE).

 

É autor, ator, dramaturgo e produtor brasileiro. Nascido em Tangará da Serra – MT, publicou seu primeiro livro aos 14 anos e o segundo aos 16. Em 2017 se mudou para Curitiba onde iniciou sua carreira de ator, produtor e dramaturgo. Em 2019, produziu e dirigiu a serie Dislike. Em 2020 publicou seu drama de estreia, Cartas para Jack. Em 2021 lançou a série de contos intitulada Projeto Insônia.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea