Música
Jorge Ben Jor grava nova versão de “Os Alquimistas Estão Chegando” em Paris
Música do álbum A Tábua de Esmeralda, lançado em 1974 e eleito o sexto melhor disco brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone, ganha nova versão em projeto especial

Cinquenta anos depois de compor “Os Alquimistas Estão Chegando”, Jorge Ben Jor retorna a Paris, cidade que serviu de inspiração para a criação da música, para gravar em um projeto especial patrocinado pelo Itaú Unibanco. A iniciativa inclui um conteúdo exclusivo e uma parceria com o Spotify para disponibilizar a nova versão da canção.
A canção, que se tornou um marco da música brasileira ao unir samba, rock e elementos experimentais, foi originalmente lançada no disco Tábua de Esmeralda, eleito pela revista Rolling Stone como um dos maiores discos brasileiros de todos os tempos. A inspiração para a composição surgiu quando Jorge Ben Jor visitou a casa de Nicolas Flamel, um lendário alquimista francês. Foi lá que ele teve seu primeiro contato com a história da alquimia e suas simbologias, o que influenciou diretamente o conceito e as referências místicas presentes na canção e no álbum como um todo.
“Essa música nasceu de uma energia especial que senti naquele momento, inspirada por lugares e histórias que mexeram comigo. Agora, depois de 50 anos, é emocionante voltar a Paris para revivê-la com uma nova roupagem”, compartilha Jorge Ben Jor.
O projeto audiovisual foi produzido pela Africa Creative traz cenas do cantor na casa de Nicolas Flamel em Paris explorando sua trajetória criativa e mergulha na influência da obra de Jorge Ben Jor e no conceito dos “alquimistas da música”, destacando como artistas contemporâneos reinterpretam e reinventam a sonoridade brasileira. Para amplificar o lançamento da faixa, o Itaú firmou uma parceria com o Spotify, que disponibilizará a nova versão da canção em primeira mão.
“Nossa proposta é criar franquias de conteúdo com narrativas que realmente conectam o público com a música e a cultura brasileira. Este projeto reflete a essência do Itaú: uma marca moderna, inovadora e que acredita no poder da música para inspirar e transformar”, destaca Thaiza Akemi, superintendente de Comunicação e Conteúdo do Itaú Unibanco.
Nesta quinta-feira, 27 de março, estreou o vídeo com o making of completo. Os vídeos estão disponíveis nos canais digitais do Itaú, com a nova versão da canção, que também poderá ser ouvida no Spotify. Confira o conteúdo exclusivo no link