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Teatro

Iago extrai os pilares do fazer teatral

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Por Leonardo Talarico

Uma peça para chamar de Teatro.

Iago é um excelente espetáculo. Dele extraímos os pilares teatrais. Espetáculo de ator. A obra produz estímulos imagéticos na plateia. A liturgia, abandonada pelo teatro contemporâneo, inicia com a organização cênica e singelas três batidas na mesa, em referência à vassoura dos sinais. A encenação segue a “total arte” ao reunir saberes inerentes à contação de história. A adaptação de Geraldo Carneiro, a direção de uma dupla competente e atuação quase impecável, oferecem deleite à plateia. O escopo da montagem está no esclarecimento da história Shakespeariana de forma lúdica, simbólica e narrativa.

As realidades produzidas são excelentes. As cenas complementadas pela percepção da plateia, brilhantes. Seja na manipulação dos bonecos e adereços, seja na articulação entre as formas e luz etc. A cena do “holofote de chão”, por sinal, é um primor. É Teatro na veia. Atuação qualificada; energia mineral estabelecida pelo ator; freio nos verbos; direção de movimento onde o “ator caminha para o seu destino”; cenário, figurino e adereçamento comprometidos com a linguagem do espetáculo e de excelentes resoluções. Os adereços do figurino dos bonecos, diferente da neutralidade das vestes do ator, geram formas impactantes. Assim como os adereços de cenário.

A trilha apresenta qualidade e eficácia. A participação musical ao vivo é felicidade extrema. Todos realizam o mesmo espetáculo. Aplausos à direção. A luz, essencialista, oferece beleza e potencializa a dramaturgia. É cirúrgica, mesmo com as dificuldades de angulação do espaço. Ainda que utilize alguns refletores de Led, por mim uma tendência mercadológica abominável (mas incontornável diante sua praticidade e custo), o desenho de luz é sublime. A direção e atuação colocam tudo no caminho da essência Teatral. Nem mesmo a alternância de vozes e energias focadas na distinção das personagens compromete. Nada atrapalha a passagem cênica. A obra é um alívio para todos que operam e desejam um Teatro maior em um cenário artístico tão desafiador. Felicitações e agradecimentos a todos envolvidos. Aplausos!

 

Leonardo Talarico
Diretor de Teatro e Audiovisual.
Membro Pleno da Academia Brasileira de Cinema.
Escritor, Dramaturgo e Colunista.
Preparador de Elenco.
Palestrante e Professor.
Diretor convidado pelo governo Russo e pela família Tolstói para apresentações do seu espetáculo “Amor e Ódio em Sonata” e residência em Moscou e Yasnaya Poliana (casa da família Tolstói).
Homenageado no Prêmio de Cinema Russo.
Detentor de Três Elogios Públicos publicados em Diário Oficial no Rio de Janeiro.

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