Interaja conosco

Cinema

Filme “Casa Izabel” promove oficina de roteiro em Curitiba e debates sobre produção cinematográfica em Maringá

Publicado

em

Depois de uma trajetória bem sucedida por festivais e mostras de cinema nacionais e internacionais, o longa-metragem “Casa Izabel” se prepara para estrear nos cinemas de diversas cidades do Brasil. E vem acompanhado de atividades para o público se capacitar no fazer cinematográfico, como uma oficina de roteiro e uma roda de conversas sobre produção cinematográfica, realizadas em cidades do Paraná, estado onde o filme foi realizado.

Em Curitiba, o roteirista Luiz Bertazzo promoverá a oficina “A Produção de Roteiro com Narrativas LGBTQIA+” nos dias 22 e 23/06 (sábado e domingo) em dois encontros das 14h às 17h no Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410, Centro). O curso é gratuito, com 25 vagas. Devido à grande procura, as inscrições se encerraram em poucas horas. Atendendo a pedidos, uma nova oficina será anunciada em breve.

A partir de sua experiência como roteirista nos filmes “Alice Junior”, “Casa Izabel” e “Alice Junior 2: Férias de Verão”, Luiz Bertazzo vai demonstrar para o público presente que dar voz para suas próprias histórias possibilita uma ligação direta do espectador com a obra cinematográfica. A oficina abordará a história e a evolução das narrativas LGBTQIA+ no cinema e na televisão, fatores que impactam na construção de personagens, elementos e subtramas, além de um estudo de caso baseado no filme “Alice Júnior”. Ao final da oficina, a turma será convidada a produzir um argumento a partir da troca de experiência entre os colegas, em um processo de criação coletiva.

Atualmente residindo em São Paulo, Bertazzo é também ator, que pôde ser visto pelo grande público nas séries “Irmandade” (Netflix),  “Betinho: No Fio da Navalha” (GloboPlay) e  “Notícias Populares” (Canal Brasil). “Estou muito feliz por poder realizar esta oficina na cidade de Curitiba, onde me formei artisticamente e comecei minha carreira como roteirista. A oportunidade de compartilhar minha experiência como roteirista LGBTQIA+ abre caminhos para inspirar novos artistas interessados neste tema, ampliando e difundindo as produções queers”, afirma Bertazzo. “Espero que essas produções deixem de ser vistas como ‘nichadas’ dentro dos festivais e das plataformas de exibição, sendo reconhecidas como legítimas dentro da cultura brasileira. Para isso, trago à oficina a importância de construir personagens que demonstrem suas particularidades dentro da comunidade, mas que também sejam potentes em suas narrativas, a ponto de universalizá-las”, completa.

Roda de conversas sobre produção cinematográfica

Em outra atividade, a cidade de Maringá sediará o evento “Cultura em Debate”, uma roda de conversas com a participação dos profissionais de produção cultural e cinematográfica Thayse Fernandes, Rachel Coelho e Alan Gaitarosso, com mediação de Alanis Okuzono, no espaço cultural A Toca (Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 3625, Vila Ipiranga).

Serão dois encontros com entrada gratuita, nos dias 21/06 (sexta-feira) às 19h30 e 22/06 (sábado) às 15h, em que os participantes promoverão uma troca de ideias com o público presente para tratar da  importância do cinema no panorama cultural e econômico, beneficiando as cidades onde filmes são produzidos, em exemplos de diversos casos nacionais, com destaques para Maringá (PR). Temas como produção cinematográfica, gestão cultural, administração de espaços culturais, captação de recursos, leis de fomento e acessibilidade cultural estarão presentes. Após a conversa de sexta-feira, será exibido o filme “Casa Izabel”.

A oficina de roteiro e as palestras de produção fazem parte da contrapartida social do projeto de distribuição de “Casa Izabel”, aprovado pela Lei Paulo Gustavo.

“Casa Izabel” chega aos cinemas

Produzido no Paraná, o longa-metragem “Casa Izabel” estreia nos cinemas de diversas cidades brasileiras no dia 27/06. Sua história retrata um episódio ambientado nos anos 70, em meio à ditadura militar no Brasil, em que uma isolada Casa Grande fundada por uma elite escravocrata torna-se um retiro de homens crossdressers, que se vestem como mulheres, trajando também uma realidade glamorosa e delirante, distante dos anos de chumbo. Mas as mentiras contadas nessa liberdade forjada começam a ruir quando o sistema vigente na época se infiltra na casa, rompendo a fronteira das maquiagens e de todos os artifícios de distração da fatalidade. A direção é de Gil Baroni, com roteiro de Luiz Bertazzo. No elenco estão nomes como Luís Melo, Laura Haddad e Jorge Neto.

O filme foi viabilizado através do Fundo Setorial do Audiovisual (Ancine/BRDE), e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba / Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio da Ebanx. É uma produção da Beija Flor Filmes, com coprodução da Duplo Produções, distribuição da Moro Filmes e Olhar Filmes, e apoio do Projeto Paradiso.

Serviço:

Oficina “A Produção de Roteiro com Narrativas LGBTQIA+”, com Luiz Bertazzo

Datas e horários: 22 e 23/06 (sábado e domingo) em dois encontros das 14h às 17h

Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410, Centro, Curitiba, PR).

“Cultura em Debate” – roda de conversas sobre produção cultural e cinematográfica com Thayse Fernandes, Rachel Coelho e Alan Gaitarosso (mediação de Alanis Okuzono)

Local: A Toca Espaço Cultural (Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 3625, Vila Ipiranga, Maringá, PR).

Datas e horários: 21/06 (sexta-feira) às 19h30 e 22/06 (sábado) às 15h,

Entrada: gratuita

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea