Interaja conosco

Teatro

Espetáculo infantil da companhia amazonense Buia Teatro chega à CAIXA Cultural Curitiba com sessões gratuitas

o enredo gira em torno de um tubarão que deseja se tornar humano.

Publicado

em

Foto: Milena Aurora

De 10 a 20 de julho, a CAIXA Cultural Curitiba recebe o espetáculo “Bertoldo, Estudo Nº1 ou O Tubarão que Queria Ser Gente”, da premiada companhia Buia Teatro, de Manaus. A montagem, voltada para todas as idades, propõe uma metáfora lúdica e provocadora sobre poder, ética e manipulação, com entrada gratuita e classificação livre.

Eleito um dos dez melhores espetáculos infantis do ano pelo site Pecinha e a Vovozinha, o enredo gira em torno de um tubarão que deseja se tornar humano. Com a ajuda do misterioso Professor Ninguém, ele tenta atrair peixinhos para sua boca — tudo sob o pretexto de ensiná-los a nadar. No caminho, surge a resistência do Professor Alguém e de um peixinho esperto, que enfrentam a armadilha com coragem e astúcia.

“Estamos felizes em retornar a Curitiba depois da calorosa recepção de ‘Cabelos Arrepiados’. Trazemos mais uma vez uma obra que alia poesia, crítica e imaginação, com a convicção de que o teatro para as infâncias deve dialogar com o presente e estimular o pensamento desde cedo”, destaca Tércio Silva, diretor do espetáculo e um dos fundadores da companhia.

A peça é inspirada no conto “Se os Tubarões Fossem Homens”, de Bertolt Brecht, e ganha vida com dramaturgia de Christine Röhrig, direção de Silva e trilha sonora original composta em parceria com o argentino Gustavo Kurlat. A encenação mistura formas animadas, palavras, canções e uma cenografia viva — com figurinos inspirados na obra de Arthur Bispo do Rosário — criando uma experiência visual e sensorial envolvente.

Estreado no prestigiado FIT Rio Preto, o espetáculo tem percorrido o país emocionando públicos e reafirmando o compromisso da Buia Teatro com uma arte acessível, poética e politicamente engajada.

Bertoldo, Estudo Nº1 ou O Tubarão Que Queria Ser Gente
CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
10 a 20 de julho de 2025
17h
Primeira semana: quinta a domingo | Segunda semana: terça a domingo
Entrada gratuita (retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão)
Classificação livre
Duração: 55 minutos
Espaço acessível | Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)
Informações: Site da CAIXA Cultural, Instagram @caixaculturalcuritiba | (41) 4501-8722

Seja nosso parceiro2

Megaidea