Teatro
É impossível Não Falar traz histórias sobre os campos de extermínio na Segunda Guerra
A peça é-impossível-não-falar, nova montagem da Rumo de Cultura, realiza suas últimas apresentações na CAIXA Cultural Curitiba. A peça permanece em cartaz até o dia 23 de abril, de quinta a sábado, 20h e domingos 19. Os ingressos são gratuitos.
Com direção de Carolina Meinerz, o trabalho tem como referência a obra original “É isto um homem?”, de Primo Levi: o mais significativo e detalhado testemunho de um sobrevivente judeu ao campo de extermínio de Auschwitz. A peça, tal como um ensaio crítico, reflete sobre a retomada deste histórico relato em primeira pessoa dentro da atual conjuntura brasileira, em meio à ascensão da extrema direita global, proliferação de discursos de ódio, revisionismos e necropolítica.
A dramaturgia de Pedro Kosovski subverte a primeira pessoa do relato ativando múltiplas vozes e perspectivas que expandem as possibilidades de interpretação, significação e assimilação da obra, mas mantendo a linha de fuga da obra original: um estudo da alma humana realizado em ações.
é-impossível-não-falar tem no elenco Mauro Zanatta, Kauê Persona e Arthur Augustus. A peça se debruça sobre as complicações da vida a fim de entender a existência humana. Para além de ressaltar o horror, a montagem o ressignifica a fim de superá-lo e transformá-lo.
“Não devemos parar de falar até que as palavras cheias de sentido atinjam seu ponto de humanidade. Até que aquilo que precisa ser dito atinja seu ponto de humanidade. Até que o próprio sentido atinja seu ponto de humanidade. Falar é um compromisso radicalmente humano com o tempo. E o teatro é um compromisso radical com a fala, o sentido e a humanidade”, diz a diretora.
Para além das apresentações o projeto ofereceu, nos dias 6 e 7 de abril, a oficina “Contra a adaptação: literatura, dramaturgia e uma difícil negociação” – ministrada pelo dramaturgo e diretor Pedro Kosovski e, nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de abril, oferece a oficina “A Cena e a Filosofia”, ministrada pela diretora e filósofa Carolina Meinerz. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas em: https://linktr.ee/rumodecultura
Este projeto foi produzido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, com realização da Rumo de Cultura.
Ficha técnica:
Texto: Primo Levi Dramaturgia: Pedro Kosovski Direção: Carolina Meinerz Assistência de direção: Loara Gonçalves e Michelle Bittencourt Elenco: Mauro Zanatta, Kauê persona e Arthur Augustus Preparação Corporal: Carmen Jorge Preparação Vocal: Edith de Camargo Preparação Musical: Bface Direção Musical e Sonoplastia: Gabriel Muller Iluminação: Nadja Naira Cenário: Fernando Marés Cenotécnico: Fabiano Hoffmann Figurinos: Luan Valloto Assistência de Figurino: Keroline Araujo e Carolina Hiratsuka Técnico e operador de luz: Wagner Corrêa Designer Gráfico: Julia Brasil Direção de Produção: Diego Marchioro Assistência de produção: Rebeca Forbeck Fotos: Elenize Dezgeniski Vídeos e social mídia: Alan Raffo Assessoria de Imprensa: Fernando de Proença Realização: Rumo de Cultura.
SERVIÇO:
é-impossível-não-falar
de 13 a 23 de abril – qui. a sáb 20h – dom. 19h
GRATUITO
Ingressos a partir de 1 hora antes na bilheteria
CAIXA Cultural Curitiba
Rua Conselheiro Laurindo, 280
Informações: 45018222
998763596
@rumodecultura
OFICINAS
“A Cena e a Filosofia”, ministrada pela diretora e filósofa Carolina Meinerz.
dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de abril – quinta a sábado, das 14 às 18h – Caixa Cultural Curitiba
20 vagas gratuitas (com certificado) – inscrições: https://linktr.ee/rumodecultura
Crédito foto: Elenize-Dezgeniski