Cursos e oficina
Súbita Companhia Promove 1ª Edição do Laboratório de Criação em Abril
Voltado a diretores/diretoras e atores/atrizes, o laboratório tem como objetivo criar um espaço de experimentação e diálogo sobre as narrativas, conteúdos e formas que ocupam os palcos atualmente

Foto: Carol Castanho
A Súbita Companhia abre as portas para a primeira edição do Laboratório de Criação, um espaço de prática e reflexão sobre encenação e atuação contemporâneas. Ministrado por Maíra Lour e Pablito Kucarz, com a interlocução de outros integrantes do grupo — Dafne Viola, Álvaro Antonio, Lucri Reggiani e Isbella Brasileiro —, o laboratório acontece durante o mês de abril e tem inscrições gratuitas abertas até 26 de março, através do link: https://forms.gle/djobQBKewYjQBVq77.
Sobre o Laboratório
Voltado a diretores/diretoras e atores/atrizes, o laboratório tem como objetivo criar um espaço de experimentação e diálogo sobre as narrativas, conteúdos e formas que ocupam os palcos atualmente. A proposta é refletir sobre como a cena teatral pode se tornar um ambiente mais democrático, plural e crítico, promovendo expressões artísticas que desafiem qualquer tipo de opressão, preconceito ou desrespeito.
Serão selecionados 4 diretores/diretoras e 12 atores/atrizes, que participarão de 10 encontros com os ministrantes. Durante as sessões, os participantes explorarão questões relevantes sobre a relação entre direção/elenco, direção/equipe de criaçãoe encenação/público, além de experimentar práticas de composição cênica.
Metodologia
A metodologia do laboratório inclui:
- Leitura e análise de dramaturgias contemporâneas brasileiras pré-selecionadas.
- Estudo da palavra e da potência do corpo na cena.
- Investigação de interesses e referências pessoais.
- Reconhecimento de mecanismos de cena e articulação de elementos estéticos e poéticos.
- Experimentação com diferentes metodologias e planos de ensaio.
Os participantes contarão com a orientação de Maíra Lour e Pablito Kucarz, além da assistência de Dafne Viola e da interlocução com Álvaro Antonio (sonoplasta), Isbella Brasileiro (figurinista) e Lucri Reggiani(iluminadora). Ao final do laboratório, será apresentada uma cena de até 15 minutos, resultado dos encontros, com a participação especial da diretora e dramaturga Fátima Ortiz.
Objetivo do Projeto
Segundo Maíra Lour, diretora artística da Súbita Companhia e ministrante do laboratório, a iniciativa é voltada a formação e aprimoramento.
“O Laboratório de Criação busca suprir a lacuna de oficinas voltadas especificamente para formação e aprimoramento na área de direção teatral. Muito mais do que uma proposta formativa, este projeto proporciona a produção, o diálogo criativo, a reflexão sobre o ofício da direção e a oxigenação de proposições estéticas, poéticas e políticas para as montagens contemporâneas”.
SERVIÇO
Laboratório de Criação, ministrado pela Súbita Companhia
8 a 24 de abril (terças, quartas e quintas), das 9h às 13h
Súbita Companhia de Teatro – Centro, Curitiba/PR
Inscrições gratuitas até 26 de março, através do link https://forms.gle/djobQBKewYjQBVq77
As vagas são limitadas e os selecionados serão informados via e-mail até 01 de abril
* Além dos encontros, os participantes devem ter disponibilidade para ensaios e mostra de resultados nos dias 25 e 26 de abril.
PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA, PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, MINISTÉRIO DA CULTURA E GOVERNO FEDERAL.