Interaja conosco

Colunista

Stephen King deixa o terror para ‘depois’ em livro recente

Publicado

em

Igor Horbach

Stephen King já se consagrou a muito tempo como o mestre do terror contemporâneo, superando em vendas e leitores até mesmo grandes nomes clássicos como Edgar Allan Poe. Criador de It: A coisa, O Iluminado, Carrie: A estranha e tantos outros romances de thriller psicológico, é impossível desassociar King do terror. 

Ao longo de sua carreira, o mestre coleciona histórias perturbadoras com desfechos muitas vezes alvo de críticas negativas por parte dos especialistas. Como por exemplo o final de IT, seu ‘carro-chefe’. O livro de mais de 1.000 páginas lançado na década de 80 continua fazendo um enorme sucesso, principalmente após o remake de 2017 e 2019 da Warner Bross. 

Em 2021, o autor lançou seu novo romance intitulado “Depois”. Com o tamanho oposto de IT, o livro não passa das 180 páginas na edição brasileira, porém com um enredo muito bem construído, atencioso aos detalhes e bem desenvolvido ao longo da história, como já é de costume nos livros do mestre.

 

O livro acompanha o garotinho James Conklin que possui a capacidade de ver e se comunicar com pessoas mortas. Embora algumas pessoas veem isso como um dom, para ele, um pesadelo. Quando um assassino se mata e ele é obrigado  se comunicar com a alma, James passa a ser assombrado. A medida que o livro se desenrola, vamos descobrindo com mais profundidade como o universo criado pelo autor funciona. Contudo, trata-se muito mais de um drama familiar com uma pegada de suspense do que os thrillers que estamos acostumados do King. 

Isso não prejudica a obra em si, pelo contrário, ela continua sendo muito interessante e capaz de prender nossa atenção a ponto de lermos em uma sentada, contudo, para os fãs dos grandes clássicos do Stephen, a intensidade das cenas e o terror grotesco e sedento de sangue como os leitores adoram, é sim decepcionante. 

Já no desfecho final do livro a impressão que  nos passa é que o prazo de entrega do manuscrito venceu e King precisou finalizar a história correndo. Isso porque a obra ganha fôlego nas últimas 10 páginas, sendo que poderia muito bem ter prolongado um pouco mais e tornar a experiencia mais imersiva e profunda. 

Em todo o caso, ‘Depois’ é um livro bom para quem já gosta do autor e para aqueles que ainda buscam se acostumar com o genero do suspense e terror pesado. Se você é aquele leitor medroso, é uma ótima indicação para começar. Contudo, um fã antigo de King que já tem na lista de livros lido It, O iluminado, Misery, O Cemitério entre muitos outros, já se prepare para ler algo bem mais simples. 

O livro é publicado no Brasil pela Suma das Letras e está disponível para compra no link: Compre aqui 

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea