Variedades e Realities
Por que Fred Nicácio incomoda tanta gente?
Por Vanessa R Ricardo
Menos de uma semana que o Big Brother Brasil começou e o reality já tem dado o que falar. E mais um ano voltamos aqui para falar sobre racismo. O vilão da vez, escolhido pelo público e pela mídia especializada tem sido Fred Nicácio. Por conta dos comentários e suas opiniões fortes.
Há dois dias o participante do camarote vem recebendo uma enxurrada de críticas, tanto do público quanto da mídia de entretenimento. E tudo começou com a seguinte fala de Fred. “Porque um dia eu fui num fisioterapeuta e aí eu vi um médico entubando, e eu disse: “Eu queria fazer isso aí”. E daí uma enfermeira branca disse: ‘Sai daí, menino, isso aí é coisa pra médico’. Tá bom. Sete anos depois, amor, eu voltei lá, e ela foi minha enfermeira. É, tô aqui, doutor Fred Nicácio, e aí? Agora eu vou entubar e você vai me ajudar. Porque a gente trata racista assim, expondo, porque quem criou o constrangimento que lide com ele.
A fala de Fred foi recebida de maneira bem crítica, não pelo fato da enfermeira desencorajar e tratar o menino com racismo, mas sim como Fred se referiu a enfermeira. Diante disso, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Corecon-SP), se pronunciou nas redes sociais, condenando a fala e saindo em defesa de Cezar Black, enfermeiro de formação e também confinado na casa, que se sentiu ofendido e diminuído com a declaração do colega.
Óbvio que minha intenção aqui não é passar pano pra ninguém, e acho que Fred, poderia falar de outra forma, mas quanta dor, quanto desencorajamento, quando racismo Nicácio já enfrentou na vida, por ser um homem preto e gay? Ao mesmo tempo o que me choca no tribunal formado pelas redes sociais, é de como as pessoas se incomodam em ver um homem negro confiante e bem sucedido, que diz com todas as letras que já tem dinheiro e quer ainda mais. Como se ele não tivesse esse direito. E esse incômodo, e essa revolta da maioria das pessoas que o criticam, tem haver sim, com o racismo. E a pergunta me vem a cada matéria a cada comentário é: Por que um homem negro, bem sucedido e confiante incomoda tanta gente? E se fosse um homem branco, será que as críticas seriam tão pesadas?
Todos os Direitos Reservados a Rede Globo