Teatro
“O Que Só Sabemos Juntos” com Denise Fraga e Tony Ramos, faz duas apresentações em Curitiba
A peça marca o primeiro encontro no palco de Tony Ramos e Denise Fraga. “O Que Só Sabemos Juntos” faz duas apresentações, dias 14 e 15 de fevereiro, no Teatro Guaíra. O espetáculo que estreou em 2024 em São Paulo já passou por Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
“O Que Só Sabemos Juntos” se apresenta como um espetáculo-festa-despertador, uma mola propulsora que tira o espectador da apatia, de sua tela e o convoca a experimentar no aqui e agora, emoções, ações e, principalmente, entender que todos dependemos uns dos outros nessa peça, como na vida. Imaginar mundos possíveis juntos, e construir com o público, daquele dia, o espetáculo.
“O Que Só Sabemos Juntos” também tem um inevitável caráter de celebração: comemoração do primeiro encontro de dois atores lendários no palco (Tony com 60 anos de carreira, Denise com 40, trajetórias que somam um século), celebração da continuidade da trajetória excepcional que Denise vem construindo no Teatro e também da volta de Tony aos palcos, depois de 20 anos se dedicando ao audiovisual. Celebração da força do teatro para, permanentemente, iluminar e socorrer à vida e aos viventes, para seguir embalando a vida com arte.
O espetáculo traz cenas que dramatizam questões pungentes do mundo contemporâneo como o aquecimento global e a crise climática, a dominação dos seres humanos por telas e pelo capital, a condição feminina e o patriarcado nos dias atuais, a possibilidade, a dificuldade e a reinvenção para criar filhos, amigos e vínculos diversos.
Com a união de textos de peças clássicas, como Tio Vânia, de Anton Tchekhov e Galileu Galilei, do alemão Bertolt Brecht, para demonstrar, sem explicações didáticas ou professorais, que o teatro atemporal é um instrumento poderoso para pensar qualquer tempo, através de sua força arquetípica e capacidade de condensar dramas humanos. Juntam-se ainda, ao texto da peça, o pensamento da autora, ativista e feminista bell hooks, os ensaios e crônicas da escritora polonesa Olga Tokarczuk, textos da jornalista e documentarista brasileira Dorrit Harazim, a prosa da francesa Annie Ernaux, e a poesia de Fernando Pessoa, Arnaldo Antunes, João Cabral de Melo Neto, entre outros.
O espetáculo é uma grande pergunta da função da arte e da função do artista no nosso tempo, idealizada e criada pela NIA Teatro e seu trio de sócios-artistas – o diretor Luiz Villaça, a atriz Denise Fraga e o produtor José Maria. Juntam-se a essa nova criação uma serie de artistas convidados de diversas linguagens, entre eles: o escritor, dramaturgo, roteirista e músico Vinícius Calderoni, a professora, pesquisadora e multiartista Kenia Dias, a cenógrafa e arquiteta Duda Arruk, o diretor, artista visual e iluminador Wagner Antônio, a figurinista Verônica Julian, e uma banda de 5 mulheres, entre elas: a baterista e percussionista Priscila Brigante, a baixista Clara Bastos e a pianista Ana Rodrigues, sob direção musical e arranjos da compositora, escritora e criadora premiada, Fernanda Maia. Em cena o encontro de dois mestres – Denise e Tony – que preferem a dúvida e escolhem o ato de se questionar em detrimento da certeza fácil e esvaziada.
SERVIÇO:
“O Que Só Sabemos Juntos”
Local: Teatro Guairão
Datas: Dias 14 e 15 de fevereiro de 2025 (sexta e sábado)
Ingressos: site Disk Ingressos ou no dia do espetáculo na bilheteria do Teatro.
Link para compra: www.diskingressos.com.br/grupo/2167/2025-02-15/pr/curitiba/o-que-so-sabemos-juntos-com-denise-fraga-e-tony-ramos
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 12 anos.