Dirigido pelo cearense Leonardo Mouramateus, filme teve sua estreia mundial em Roterdã, chega aos cinemas brasileiros no dia 18 de julho
Após premiação como melhor filme no 13º Olhar de Cinema, o longa ganhou trailer inédito e data de estreia no circuito brasileiro. Com roteiro e direção do cearense Leonardo Mouramateus, o filme que foi rodado em Fortaleza e Lisboa, fez sua estreia no 53º Festival Internacional de Cinema de Roterdã, onde foi sucesso de crítica e público.
Antes da estreia no circuito nacional, marcada para acontecer dia 18 de julho, “Greice”, terá sessões especiais abertas ao público de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. Que contarão com debates e a presença do diretor e a protagonista Amandyra. A produção é assinada pela Glaz Entretenimento (Brasil), com coprodução da Ukbar Filmes (Portugal) e distribuição da Vitrine Filmes.
Através de um tom de humor que se assemelha, em certos momentos, com uma chanchada contemporânea, a narrativa acompanha Greice (Amandyra), uma estudante de Belas-Artes brasileira que vive em Lisboa. Depois de se envolver em um acidente na universidade e receber uma suspensão por tempo indeterminado, Greice volta sorrateiramente para Fortaleza, sua cidade natal, para regularizar seus documentos. Escondida em um quarto de hotel, a jovem tem como artifícios poderosos seu carisma e uma lábia indiscutível.
O elenco também traz atores os atores Mauro Soares, Dipas e Luara Raio, além da participação especial de Isabél Zuaa, Luciana Souza e Faela Maya.
Eleito o Melhor Filme do Olhar do Cinema, “Greice” também recebeu no festival os títulos de Melhor Roteiro para Leonardo Mouramateus e Melhor Atuação para a protagonista Amandyra. Com sessões esgotadas na mostra curitibana, o filme já teve ótima repercussão entre os críticos. Em sua trajetória internacional, passou por exibições em diversos países, incluindo Espanha, Grécia, Áustria e Polônia. No festival português Indielisboa, a produção venceu o prêmio de Melhor Direção em Filme Português.
O lançamento de “Greice” integra a Carteira de Projetos da Vitrine Filmes, aprovada no Edital de Distribuição de Produção Audiovisual da Lei Paulo Gustavo no Estado de São Paulo.