Interaja conosco

Literatura

Nova antologia do coletivo Pretas com Poesia será lançada na Biblioteca Pública do Paraná

A obra é publicada pela Editora Donizela e dá continuidade ao trabalho iniciado com o lançamento da primeira antologia, em 2024, que já está na quinta edição

Publicado

em

O coletivo literário Pretas com Poesia lança no dia 31 de julho, às 18h, sua segunda antologia na Biblioteca Pública do Paraná, no centro de Curitiba. Com entrada gratuita, o evento contará com apresentações musicais, roda de conversa com as autoras e sessão de autógrafos. Haverá ainda sorteio de livros e coffee break para o público presente.

Intitulada Pretas com Poesia Volume 2, a coletânea reúne poemas, contos e escrevivências que abordam temas como ancestralidade, amor, resiliência e empoderamento. A obra é publicada pela Editora Donizela e dá continuidade ao trabalho iniciado com o lançamento da primeira antologia, em 2024, que já está na quinta edição.

Criado em Curitiba, o coletivo Pretas com Poesia surgiu para dar visibilidade a escritoras negras de regiões periféricas. A proposta se expandiu e hoje reúne 40 mulheres negras de diferentes áreas e territórios: são artistas, educadoras, agricultoras, lideranças quilombolas, universitárias e estudantes da Região Metropolitana, Litoral, Fronteira e outros pontos do Paraná. Todas unidas pela escrita como ferramenta de afirmação, resistência e liberdade.

Para a poeta Jô Macario, idealizadora do projeto, o coletivo representa uma reação ao apagamento histórico de vozes negras na literatura local. “Foi nos versos das poesias que muitas de nós encontramos a força para romper o silenciamento e ocupar espaços que historicamente nos foram negados”, afirma.

A curitibana Laura Pinheiro, uma das organizadoras da nova antologia, ressalta o papel político e simbólico da coletânea. “Nosso objetivo é ampliar a representatividade e combater estereótipos, promovendo a diversidade de vivências das mulheres negras”, diz.

Entre os nomes que integram a publicação está Sueli Crespa, autora de A mulher de mil nomes e criadora do ciclo “Quintas com Sueli”. Para ela, o coletivo simboliza um tipo de aquilombamento contemporâneo, onde o afeto e a troca entre mulheres negras são formas de resistência. “Carregamos, em nossas histórias, memórias que precisam ser preservadas pela literatura. Pretas com Poesia é isso: território, cuidado e força coletiva.”

O projeto conta com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.


Serviço
Lançamento da antologia Pretas com Poesia Volume 2
Data: Quinta-feira, 31 de julho de 2025
Horário: A partir das 18h
Local: Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba/PR
Entrada gratuita
Informações: (41) 99633-0584 | compoesiapretas@gmail.com


Ficha técnica
Organização: Laura Pinheiro, Evelin Moreira e Vênus
Autoras: Adriana Alexandre, Amanda Metka, Ana Agnolo, Ana Camille Kroin, Ari, Claudia Maria Ferreira, Cristina Silveira de Oliveira, Céu Intense, Dandara Souza Maria, Dankialunda, Dany Teixeira, Elaine do Carmo, Eva Coller, Evelin Moreira, Gigi Neves, Isa Cunha, Jô Macario, Julia Thomaz, Juliana Moura, Laura Pinheiro, Lucilene Soares, Lucimar Rosa Dias, Marcelly Cruz, Maria Helena Alves Pereira, Marti Melo, Maureen Reis, Melanina, Nará Souza Oliveira, Sandreia, Shirley Pinheiro, Sol do Rosário, Sol Rosa, Soul Dani, Sueli Crespa, Vera Paixão, Victoria Luiza, Vânia Rodrigues, Vênus e Will Amaral
Ilustração: Bruna Bastos Santos
Prefácio: Ana Agnolo
Orelha: Shirley Pinheiro
Revisão: Sandra Andréia Ferreira
Editora: Donizela

Seja nosso parceiro2

Megaidea