Curitiba
Mostra Fátima Ortiz – 50 Anos em Cena acontece em Curitiba com programação gratuita
Fátima Ortiz uma das mais importantes artistas de teatro comemora 50 anos de carreira artística. Em comemoração acontece no Teatro José Maria Santos diversas atividades gratuitas, incluindo peças, palestras, encontro de dramaturgia e oficinas
Até dia 3 de setembro a cena cultural curitibana estará em festa. Fátima Ortiz, atriz, diretora teatral, produtora, arte-educadora e dramaturga estará comemorando cinco décadas de carreira artística com diversas atividades gratuitas para o público da cidade.
Serão peças para maiores de 14 anos e uma para crianças, em que Fátima, atua, dirige, escreve, ou produz, ou todas as opções com suas múltiplas atividades. Também terá um “Encontro de Dramaturgia” e o evento “Curitiba é uma Festa”, uma homenagem a outros artistas que também estavam em ação desde a década de 1970. Além disso, serão ministradas por ela oficinas para professores e população em geral interessada no teatro.
“Ter o marco de 50 anos fazendo teatro é muito importante. Sabemos que muitas pessoas mudam de profissão, saem da cidade. E como eu brinco, eu sou história viva, estou aqui esse tempo todo e preciso comemorar. Dentro desses 50 anos em cena, comecei como atriz e fui me encaminhando para diversas áreas: como a dramaturgia, escrever para crianças, a docência, os cursos livres de teatro e a direção. Além disso sou dirigente de um espaço importante em Curitiba – o Pé no Palco – isso já há 28 anos, e essa carreira foi bastante marcada pela minha facilidade, minha vocação em conduzir processos em grupo”, avalia Fátima.
A Mostra Fátima Ortiz – 50 Anos em Cena é realizada pelo Pé no Palco, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e prefeitura Municipal de Curitiba. Tem o apoio cultural do Palco Escola e CESBE, com incentivo fiscal das empresas Servopa e Uninter.
Programação
Durante a programação da Mostra serão apresentadas a peça “Nave Mãe, “A Morte de Ivan Ilitch”(montagem em processo), “Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare” e o espetáculo para crianças “O Olho D’Água”. De acordo com Fátima, a curadoria da Mostra foi realizada com o critério de os espetáculos que tivessem “na mão”, ou seja, que iam ser produzidos ou eram recém-produzidos. “Ainda, era fundamental que os espetáculos trouxessem eu como atriz, diretora, produtora, preparadora de elenco, etc além da importância do espetáculo infantil nessa mostra, uma vez que sou conhecida nacionalmente pelos trabalhos dirigidos à infância”, explica.
Curitiba é uma festa
Durante as comemorações, serão reunidas diferentes gerações de Curitiba, para que os mais jovens conheçam os artistas que trabalharam na década de 70 e estão por aí ainda produzindo. Eles serão homenageados no evento Curitiba é uma festa, com mediação do Otto Wink, na abertura da Mostra.
Sobre Fátima Ortiz
Fátima Ortiz é atriz, diretora teatral, produtora, arte-educadora e dramaturga, é artista reconhecida por suas iniciativas e realizações que englobam o fazer teatral em suas dimensões criativas, educativas e política. É conhecida nacionalmente pelo seu teatro dirigido à infância. Participou em diversos Festivais Nacionais de Teatro, Concursos de Dramaturgia, Seminários, Congressos, Oficinas e Interlocuções e Curadorias.
É uma das mais premiadas diretoras de teatro de Curitiba. Sua postura artística é norteada pelo princípio da supremacia dos valores do mundo sensível e pelo comprometimento com a liberdade de criação. Acredita na força da convivência criativa, aquela que revela a integridade das pessoas aproximando-as da essência espiritual. O teatro que faz e ensina modifica e intensifica o desejo de fruição da beleza e a utopia de um mundo perfeito onde cada um pode edificar uma poética original.
Dirige, há 28 anos, a empresa Pé no Palco, referência de qualidade em Curitiba. O espaço valoriza o teatro realizado na cidade em sua diversidade e qualidade, e acredita na importância do investimento na formação de plateia, nas atividades formativas e na busca de subvenção junto às iniciativas de políticas públicas culturais e também na invenção de novas formas de financiamento e de articulação entre arte e mercado.
Serviço:
Apresentações de 22 de agosto a 3 de setembro
Onde: Teatro José Maria (Rua Treze de Maio, 655)
Quanto: Entrada Gratuita
Programação:
· 22 de agosto (terça-feira)
19h30 – Curitiba é uma Festa (Palestra Otto Wink)
· Dia 25 de agosto (sexta-feira)
20h – Nave Mãe
· Dia 26 de agosto (sábado)
20h – Nave Mãe
· Dia 27 de agosto (domingo)
15h – O Olho D’água (infantil) *Peça acessível em Libras.
19h – Nave Mãe
· Dia 29 de agosto (terça-feira)
20h – A Morte de Ivan Ilitch *montagem em processo
· Dia 30 de agosto (quarta-feira)
20h – A Morte de Ivan Ilitch *montagem em processo
· Dia 1º de setembro (sexta-feira)
20h – Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare
· Dia 2 de setembro (sábado)
14h – Encontro de Dramaturgia com Fátima Ortiz
20h – Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare
· Dia 3 de setembro (domingo)
15h – O Olho D’água (infantil) *Peça acessível em Libras.
19h – Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare