Interaja conosco

Literatura

Kenni Rogers lança livro infantil inclusivo “Amigos de Bob” em Curitiba

A obra que traz como protagonista um menino cadeirante e apresenta de forma poética os encontros, as despedidas e a beleza das amizades que surgem ao longo da vida.

Publicado

em

A literatura como espaço de acolhimento, diversidade e afeto. É com essa proposta que o escritor Kenni Rogers lança seu novo livro infantil, “Amigos de Bob”, obra que traz como protagonista um menino cadeirante e apresenta de forma poética os encontros, as despedidas e a beleza das amizades que surgem ao longo da vida. O lançamento oficial acontece no dia  3 de setembro, na Escola Vivian Marçal, em Curitiba, com bate-papo com o autor e o ilustrador, em uma sessão de autógrafos e atividades com os estudantes.O evento contará com tradução em Libras, garantindo mais inclusão e acessibilidade a todos os participantes.

O projeto prevê a distribuição gratuita dos exemplares em instituições e espaços que atendem crianças em cadeiras de rodas, como o Pequeno Cotolengo, que recebeu no mês de agosto oficina de contação de história, realizada pelo autor Kenni Rogers e Ailén Roberto. Parte da tiragem também será destinada à Fundação Cultural de Curitiba. 

“Voltei a ser criança, dei muitas risadas, a imaginação foi longe. Me lembrei de quando meu pai contava histórias pra nós. A oficina foi enriquecedora para todos nós, com diversas informações e técnicas para que a contação de história fique mais atraente, para que os estudantes apreciem mais desta arte.” disse a professora Edna, participante da oficina. 

Pensado para auxiliar no processo de alfabetização, o livro foi escrito em caixa alta, e com frases curtas tornando a leitura mais acessível para o público infantil, principalmente nas primeiras fases do letramento.

A história de Bob

Na narrativa, Bob é um menino que desde pequeno convive com amigos imaginários, que deixam de existir quando ele cresce. Mais tarde, adota uma gata, que também parte. Entre encontros e despedidas, Bob se depara com a dor da perda, mas também com a possibilidade de novos afetos. O ciclo se renova quando surgem novas e surpreendentes amizades, que passam a compartilhar com ele descobertas e afetos.

“Amigos de Bob é um convite para que cada criança, com ou sem deficiência, possa se reconhecer e refletir sobre suas próprias relações. Sempre há espaço para novos amigos, para novos vínculos, e Bob sabe disso”, explica Kenni Rogers, autor do livro.

Arte e imaginação nas páginas

As ilustrações foram criadas por Gustas, artista que também assinou a capa do primeiro livro de Kenni. O trabalho com técnicas como guache, giz e lápis de cor foi pensado para aproximar a estética do olhar infantil.

“Dar vida às ilustrações deste livro foi uma experiência divertida e imersiva. Escolhi materiais que o Bob facilmente teria em casa, para que os desenhos tivessem a espontaneidade de um traço infantil. Em alguns momentos, tive ainda a alegria de contar com a ajuda da minha filha Maitê, que deixou seu traço registrado nessas páginas. Sempre quis ilustrar um livro infantil, e Amigos de Bob foi uma oportunidade especial para realizar essa estreia”, afirma Gustas.

A importância da representatividade

O livro chega também como uma ferramenta de valorização da diversidade, ao apresentar protagonistas com deficiência em uma narrativa sensível e acessível. A diretora da Escola Vivian Marçal, que vai sediar o lançamento, destaca o impacto dessa iniciativa para os estudantes.“ Quando recebemos a proposta de receber o lançamento em nossa escola, a alegria foi imediata. A obra traz como protagonista BOB, um menino cadeirante, o que torna a iniciativa ainda mais especial por promover a representatividade e a inclusão”, comenta a diretora da instituição.

Um projeto de inclusão e democratização

Kenni Rogers atua com ações de leitura na periferia de Curitiba e Região Metropolitana desde 2014. Em suas rodas de leitura, observou como muitas crianças não se viam representadas nas narrativas. “É urgente criar histórias inclusivas, com personagens PcD, que valorizem o protagonismo infantil. A literatura precisa ser um espaço de diversidade e de reconhecimento”, reforça o escritor.

O projeto dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3 e 4), relacionados à saúde, bem-estar e educação de qualidade. Além da publicação do livro, estão previstas oficina de contação de histórias para educadores e cuidadores de crianças em cadeiras de rodas, ampliando o alcance da proposta.

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura, o livro será entregue gratuitamente a escolas, OSCs e instituições que atendem crianças em cadeiras de rodas, fortalecendo o direito ao acesso à literatura e à inclusão social.

Serviço:

Lançamento do livro Amigos de Bob

Data: 3 de setembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Escola Vivian Marçal – Curitiba
Atividades: Bate-papo com o autor Kenni Rogers e o ilustrador Gustas, sessão de autógrafos e interação com estudantes
Evento para a comunidade escolar

Seja nosso parceiro2

Megaidea