Eventos
Festival COMBO DRAG WEEK chega à sua 4a edição!
A COMBO DRAG WEEK é o festival de transformismo e burlesco que movimenta Curitiba desde 2018 e vem conquistando grande relevância na cena LGBTQIA+ nacional e internacional. A quarta edição traz novidades e será realizada de forma online e gratuita, entre os dias 25 a 30/10/2021, nas redes do Ruído Cwb. Serão 6 dias de uma super programação de shows, oficinas, mesas, entrevistas, desfile e cinema. A cena curitibana retorna aos palcos mostrando toda a sua diversidade, enquanto que outros coletivos e festivais do país farão participações especiais, dando um panorama do fazer drag nas diversas regiões do Brasil.
Combinando atividades de entretenimento, formação e reflexão, a COMBO DRAG WEEK busca o fortalecimento da comunidade drag e burlesca. Juana Profunda, a idealizadora do festival, o define como “o feirão da resistência, a oficina da lacração, a convenção das bruxas!” E completa: “Se montar é uma arte interdisciplinar e múltipla que, levando-se em conta as particularidades culturais, pode resultar em fazeres únicos.”
Mais do que produzir um evento virtual como forma de adaptação ao contexto presente, o objetivo é realmente fazer uso desse formato para dar visibilidade à arte transformista, gerar novas conexões e contribuir para a manutenção desse encontro que reúne drag queens, kings e burlescas.
Para aquecer os motores, o canal do YouTube do Ruído Cwb irá apresentar o especial Transformismo Curitibano, uma maratona de shows e eventos realizados nos últimos 5 anos pela produtora.
A Live de Abertura será comandada por Juana Profunda, com apresentação do cabaré QUE DRAG SOU EU? e a participação especial de Ruby Hoo.
As oficinas formativas e mesas de conversa se estendem durante a semana e são atividades fundamentais para aprofundar as temáticas levantadas pelo festival e trabalham particularidades e desejos individuais. Muitas participantes encontram na expressão artística um canal para direcionar o que, anteriormente, as inquietava: a urgência de ser. A possibilidade da prática e do contato com a comunidade é um dos pontos altos de integração. Uma diversidade de pessoas trans e cis de diferentes gerações em intercâmbio artístico-emocional.
Durante as tardes, serão exibidos os melhores e icônicos momentos da COMBO DRAG WEEK 2020.
Fãs de drag kings terão um dia inteiro para se jogar numa imersão de masculinidade saudável e debochada.
A mostra de cinema tem curadoria do diretor curitibano Igor Urban e apresenta um recorte sobre a produção de curtas-metragens brasileiros, abordando o universo transformista.
O desfile Al Majid é sempre um momento muito aguardado da programação e apresenta criações autorais, reforçando o empoderamento de corpas montadas e dissidentes. Este ano, vai resgatar a evolução da arte drag na moda desde os anos 1920 com o tema THE AGE OF DRAG!
E o grande show de encerramento do sábado será um prato cheio para os amantes da montação! Muita arte e celebração neste grande encontro tão esperado.
Pela primeira vez, a produção da COMBO DRAG WEEK conta com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e o evento adquire cada vez mais maturidade na produção e programação.
“Vamos levantar a nossa bandeira e defender as nossas cores. Vamos abrir alas, fazer política e poesia, pregar diversidade e respeito, vibrar transgressão e luta. Precisamos falar sobre o que nos passa!” Juana Profunda.
A COMBO DRAG WEEK se faz com diretoras e atrizes, professoras e alunas, estilistas e modelos, vendedoras e compradoras, amigas e apoiadoras, artistas e público. Um projeto realizado com amor, dedicação e prospecção para o futuro, criando uma plataforma artística, formativa e social para a comunidade LGBTQIA+.
LIVES E SHOWS// YouTube Ruído CWB
OFICINAS E MESAS// Zoom
INSCRIÇÕES// https://www.sympla.com.br/produtor/ruidocwb
INFORMAÇÕES// Facebook e Instagram @ruidocwb e @juana.profunda
REALIZAÇÃO// Ruído CWB e Juana Profunda
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
* Todos os eventos têm entrada gratuita
** Mesas e oficinas: retirar ingresso https://www.sympla.com.br/produtor/ruidocwb
23/10 e 24/10 – ESQUENTA COMBO DRAG WEEK 2021
Transmissão do especial “Transformismo Curitibano no Ruído CWB”, do meio dia de sábado à meia noite de domingo no YouTube do Ruído CWB.
25/10 2a feira – NOITE DE ABERTURA
20h-22h no YouTube do Ruído CWB
Cabaré QUE DRAG SOU EU?
Apresentação: Juana Profunda
Participação especial: Ruby Hoo e A Dita
26/10 3a feira – MERGULHO DRAG
14h-16h Especial melhores momentos CDW2020 no YouTube do Ruído CWB
16h-18h Oficina LIBERTE SUA DRAG com Juana Profunda no Zoom
20h-21h Mostra de Cinema com Ayla Cinema no YouTube do Ruído CWB
27/10 4a feira – VAMOS BURLAR
14h-16h Especial melhores momentos CDW2020 no YouTube do Ruído CWB
16h-18h Oficina INTRODUÇÃO AO BURLESCO com Miss G no Zoom
28/10 5a feira – HOJE É DIA DE REIS
14h-16h Especial melhores momentos CDW2020 no YouTube do Ruído CWB
17h-18h30 Mesa BANQUETE DOS REIS no Zoom
Com Rubão, Don Giovanni, Don Valentim, Lili Bertas
19h-21h Oficina LOUNGE MONTA NO RUBÃO no Zoom
21h-22h Cabaré dos Kings no Zoom
Com Rubão, Pietro Lamarca, Krysto, Jeanzera, Jubileu, Rud Fiamino, Mario Hot Chocolate Mambo, Allan King, MC David Grelow, DJ Elle
22h-0h Festa Kings of the Night no Zoom
29/10 6a feira – ARTE DRAG
14h-16h Especial melhores momentos CDW2020 no YouTube do Ruído CWB
16h-18h Oficina DECOLONIZANDO AS QUEENS – ONDE ESTÁ O TRANSFORMISMO? com Suzaninha no Zoom
20h-21h30 Mesa ARTE DRAG E MILITÂNCIA no Zoom
Com Suzaninha, Ruth Venceremos e Petra Peron
22h-23h O Maravilhoso Cabaré no YouTube do Ruído CWB
30/10 Sábado – É HORA DO SHOW!
16h-20h GRANDE LIVE DA COMBO DRAG WEEK com shows, entrevistas, desfile e muito close no YouTube do Ruído CWB, transmitido ao vivo direto do Espaço Fantástico das Artes, em Curitiba.
DESCRIÇÃO OFICINAS
LIBERTE SUA DRAG com Juana Profunda
26/10 3a feira 16h
Esta oficina irá te mostrar caminhos para a descoberta e composição de uma persona drag queen, te incentivando a entrar neste processo único de brilho e autoconhecimento. Construir uma trajetória drag é um desafio, mas também pode ser prazeroso e libertador. Venha compartilhar as suas experiências com a Juana e já saia conhecendo truques babadeiros para começar a sua montação!
INTRODUÇÃO AO BURLESCO com Miss G
27/10 4a feira 16h
Essa é uma oficina para quem quer experimentar qual é a sensação de se julgar menos e deixar fluir mais seu lado criativo, através da expressão do corpo. Para isso, Miss G irá compartilhar com as/os participantes as sutilezas dessa arte tão transformadora que é o Burlesco. Como burlar aquilo que julgamos sobre nós mesmos e nossos corpos, incluindo padrões de gênero e comportamento, construindo nossa identidade como performers?
LOUNGE MONTA NO RUBÃO
28/10 5a feira 19h
Um loungezinho onde apenas os reis do camarote entram, uma breve oficina/ get together de machos, maches e machas. Veteranos e novatos se reúnem para trocas de experiências, onde o intuito é se montar juntes e mamar um pouca das artimanhas uns dos outros. Isso tudo orquestrado por ele, Rubão, o rei do banheirão.
Oficina DECOLONIZANDO AS QUEENS – ONDE ESTÁ O TRANSFORMISMO? com Suzaninha
29/10 6a feira 16h
O encontro formativo “Decolonizando as Queens – onde está o Transformismo?” é uma oficina-manifesto mediada pela artista da montação Suzaninha (Arthur Gomes), no qual propõe repensar o que conhecemos hoje enquanto arte Drag, instigando as participantes a construírem em conjunto a ManifestA TransformistA BrasileirA, sob o viés da anticolonialidade, resgatando a corpa montada como elemento de manifestação e agitação cultural.
DESCRIÇÃO MESAS
Mesa BANQUETE DOS REIS – o que você come e o que você caga
Com Rubão, Don Giovanni, Don Valentin, Lili Bertas
Um banquete antropofágico, da entrada à evacuação. Botamos a mesa para servir uma apetitosa rodada de pratos que são as inspirações dos trabalhos destes reis. Prepare o babador e o penico, pois teremos muito a digerir com essas majestades.
Mesa ARTE DRAG E MILITÂNCIA
Com Suzaninha, Ruth Venceremos e Petra Peron
A mesa Militância e Arte Drag reúne três nomes importantes das discussões das políticas públicas para a Cultura LGBTQIA+ brasileira: Ruth Venceremos, Drag Suzaninha e Petra Peron. As figuras transformistas se reúnem na Combo Drag Week para compartilhar vivências, guerrilhas e ocupações da montação.
MOSTRA DE CINEMA CDW 2021
Experimentos pandêmicos de Ayla Cinema 6’
Ayla Cinema lança novas performances, gravadas diretamente de sua Maison no período de isolamento. Um olhar para dentro de si, um pedido por justiça e sobre se reconectar.
DRAGNOSTRA 13’
DragNostra é um filme de Pv Vidotti que visa o empoderamento LGBTQ+ dentro do circuito cinematográfico mato grossense, com grande parte da equipe sendo LGBTQ+ e mato grossenses. DragNostra é um roubo de banco feito por drag queens mafiosas. Espero que gostem, boa sessão!
Intimatelesque Noir 7’
“Intimatelesque Noir” é um curta-metragem ecdisiasta criado pela artista burlesca Lídia Café da Manhã (Giovana Lago) e pelo videomaker Ricardo Kenji. Em um trajeto que brinca com as dinâmicas de caça e caçador e com a paranoia pandêmica de um inimigo invisível que é capaz de perseguir alguém até sua própria casa, Lídia Café da Manhã encarna uma femme fatale para quem tirar algumas peças de vestuário é uma questão de vida ou morte. Único trabalho brasileiro selecionado para o showcase de 2020 do Burlesque Hall of Fame (Las Vegas/EUA).
Queens VS. Zoombies 21’
Na festa de casamento de Brittany Shine, algumas drag queens convidadas da noiva resolvem requerer uma dívida de um show. Em meio ao babado e confusão, uma invasão alienígena, torna alguns convidados em replicantes do espaço sideral. As queens terão que sobreviver a este pandemônio, nunca esquecendo de retocar o batom.
Direção: Danilo Morales
BERRO 18’
O filme discute sexualidade, corpo e as fragilidades dos gêneros masculino e feminino. Berro é o grito de três jovens para serem notados em uma sociedade que costuma excluir o diferente.
Direção: Paula Barbabela e Marina Simões
Construindo Olhares em uma Noite Suja 18’
Condessa, S1mone e Tristan dividem uma casa no bairro do Jurunas, em Belém do Pará. Os três são integrantes do coletivo artístico NoiteSuja, que desde 2013 sacode a cena Drag e LGBTQIA+ da cidade de Belém. “Construindo olhares em uma NoiteSuja” costura-se em tempo de pandemia. De crise. De caos. É uma janela para acessar os fazeres, as subjetividades, destes seres amazônicos. Um filme de sobreviventes.
Direção: Matheus Aguiar e Tarcisio Gabriel