Literatura
Cleo Cavalcantty lança o livro “Um Recorte de Infância”
A multiartista Cleo Cavalcantty, mineira radicada em Curitiba desde 2006, fundadora da Cia Girolê, lança no sábado, 11, a partir das 1oh00 na biblioteca do Sesc da Esquina, o livro infantil “Um recorte de infância”. A obra é o terceiro lançamento da escritora, e traz uma história que pontua o hiper foco, baseado na história do filho de Cleo, que está dentro do espectro autista nível 1 de suporte.
“Desde muito pequeno meu filho sempre teve muita habilidade para criar as mais diversas histórias, a partir de estímulos cotidianos dentro do universo do seu quarto. Passava horas a fio envolvido nesse universo. Hoje, aos 22 anos ele cursa letras na UTFPR e seu foco é o Neologismo (Emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes/ Atribuição de novos sentidos a palavras já existes dentro da língua portuguesa ou outras línguas)”. Quando comecei a escrever esse livro procurei focar nos talentos que meu filho trazia dentro do espectro ao invés de potencializar suas dificuldades. Pessoas autistas são extremamente sensíveis e inteligentes e quando estimuladas em seus hiper focos, são capazes de produzir coisas lindas! Então veio o desafio. Como falar do autismo, sem necessariamente abordar o espectro diretamente? Simples! Se propondo ao exercício de se imaginar no lugar dessa criança criativa e criar uma história como se fosse ela própria criando”. Diz a autora.
O livro “Um recorte de infância”, de Cleo Cavalcantty, traz um recorte na vida de uma menina de oito anos, que alheia a sua condição de autista se permite viver as incríveis aventuras que uma criança pode viver, brincando em seu quarto (seu universo seguro).
Ao inventar histórias ela experimenta um mundo de possibilidades que se abre por meio do exercício da imaginação. Criando histórias ela adquire saberes empíricos provenientes da infância e cria seus próprios espaços afetivos e de pertencimento. Um recorte de infância traz à luz as capacidades que cada um tem de desenvolver suas criatividades e talentos de modo único e intransferível. Nossa heroína se encarrega da narrativa numa abordagem leve, doce e atemporal. O livro conta com um posfácio escrito pela veterana Glória Kirinus e as ilustrações são do também mineiro, Richard Bertolin.
O Evento de lançamento contará com a participação da contadora de Histórias Caroline Casagrande, que apresentará o livro em formato de narrativa e também com uma roda de conversa acerca do hiper foco e autismo com a Dra. Hannah Baptista, especialista em direitos das pessoas neuro divergentes.
Serviço:
Onde: Biblioteca Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969)
Quando: 11 de maio
Horário: 10h00 às 12h00 – Entrada Franca