Interaja conosco

Cinema

Coletiva Èmi Wá faz OcupAção na Cinemateca de Curitiba com três curtas-metragens

Publicado

em

A Coletiva Èmi Wá, companhia de arte negra de Curitiba, formada por mulheres, ocupará entre os dias 1, 2, 3 e 5 de setembro a Cinemateca de Curitiba. A OcupAção Èmi Wá fará a exibição de três curtas-metragens, produzidos e filmados durante a pandemia da Covid-19.  O projeto foi todo desenvolvido por mulheres negras, desde a sua roteirização, passando por todas as etapas de produção. Os filmes abordam histórias biográficas, ficcionais, de memórias, saberes e fazeres da ancestralidade negra. As produções trazem as “escrevivências” das atrizes, conforme a dupla dimensão abordada por Conceição Evaristo: “A vida que se escreve na vivência de cada pessoa, assim como cada um escreve o mundo que enfrenta.

Sobre os Curtas-metragens

Sabereta” com Geyisa Costa – Sinopse

Sei de tudo sim! Me gabo, gabarola, Sabereta preta, profeta, poeta de muleta. Assim rasgo o mundo com meus pés! A Ancestral, a mulher que pari, parteira que vive e conta a história, ela é a história viva de ontem, hoje e amanhã. Em cena a Atriz Geyisa Costa vive Sabereta, Mulamba, Contadora de história e a Ancestral. A partir dessas Mulheres descobrimos a atriz que nasceu de Dona Ana e foi parida por Constância. No enredo os pés de Geyisa caminham por todas as histórias parindo o tempo, espaço, luta, cura, coragem, tudo e o nada, refletindo sua própria história e ancestralidade que está presente em seu corpo e sua arte.

“Aduke” com Flávia Imirene Sabino e Nohan Alberto – Sinopse

O conto narra, de forma onírica, a jornada de vida de Aduke e seu encontro ainda na infância com aquele que se tornará seu grande amigo e fiel escudeiro Bem. Um encontro mágico. A partir daí, Aduke viverá momentos de grandes descobertas que influenciarão a sua vida para sempre. É uma história sobre amizade, afeto, da relação com a família, dúvidas, anseios, inquietações, é sobre a possibilidade de sonhar. Encorajada por Bem, Aduke viajará pelo tempo, reconhecendo que na jornada da vida não se caminha sozinho, a conexão com aquilo que se é, e com a própria ancestralidade, proporcionará encontros preciosos que farão seguir rumo ao seu propósito em vida e tudo aquilo que poderá vir a ser!

Artistas Produtoras:
Geyisa Costa @negrageisa
Sol do Rosário @soldorosario
Aíldes Silva @aildes.silva.52
Flávia Imirene Sabino @flavia.i.sabino
Sabrina Marques @sabrinamaqs

Fotografia: Lelo Sasso @lelosassofotografia

Design gráfico: Sabrina Marques @sabrinamaqs

Fundadora Coletiva ÈMÍ WÁ
Isabel Oliveira @isabel.oliveira.oliveira

Realização ocupAção Èmí Wá:
Cavala Produções @cavalaproducoes

Produção ocupAção Èmí Wá:
Coletiva ÈMÍ WÁ @coletivaemiwa

Realização e produção dos curtas-metragens:
@operadepequiproducoes
@coletivaemiwa

Produção dos curtas-metragens:
Nucind – Núcleo de cinema independente

Agradecimentos:
Patrícia Saravy
Fulton Nogueira
Paulo Silveira
Cinemateca de Curitiba

“PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA –
FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.”

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea