Literatura
Resenha: Aquar Elas – Mulheres pretas, brancas, vermelhas, azuis, verdes e amarelas
Por Igor Horbach
“A única guerra é a guerra contra a imaginação”
O livro Aquar Elas – Mulheres pretas, brancas, vermelhas, azuis, verdes e amarelas dos autores Bebeti do Amaral Gurgel e Sérgio Póvoa Pires publicado pela editora inverso traz a tona grandes mulheres que em sua grande maioria são excluídas das principais listagens literárias do país e do mundo.
É na perspectiva de proliferar o conhecimento de grandes mentes do mundo da literatura e das artes que a autora Bebeti se debruça durante as páginas coloridas do livro. Trata-se de um resgate histórico e o pagamento de uma dívida cultural necessária nos dias de hoje. Ao mesmo tempo que o ilustrador Sérgio mergulha nas linhas imaginárias escritas por essas grandes mulheres recortadas para que seja uma influência propulsora de seus desenhos abstratos.
“Tire a sua garganta cortada da minha faca” (Diane DiPrimo)
À medida que vamos avançando nas páginas e nos capítulos de cada autora, somos levados para os universos únicos e singulares de cada uma, numa tentativa de buscar aquilo que as fizeram escrever.
Embora seja um livro que pouco se tornaria popular, é um marco necessário. A existência dessa literatura é mais do que importante para que as memórias de grandes pensadoras não sejam apagadas e mais, para que as profundidades existenciais não sejam diminuídas.
Para aqueles que não conhecerem todas as autoras selecionadas a dedo por Bebeti, na abertura de um novo capítulo, ainda há o favor de trazer uma breve biografia daquelas que já deveríamos conhecer. A cada novo trecho literário resgatado, Bebeti contextualiza os momentos em que foram escritos, nos fazendo compreender as realidades vividas por cada uma delas.
Sem dúvidas Aquar Elas é um livro que deveria estar presente nas principais prateleiras de destaque das livrarias para que tenha o reconhecimento necessário. É uma leitura densa e que precisa ser para que se possa digerir as palavras, inspirações e reali
dades de cada uma das mulheres que passam pelas páginas.
A editora Inverso realiza um trabalho de diagramação impecável e cuidadoso confluindo a escrita poética com as artes ilustrativas de Sérgio, tornando o que já é um trabalho histórico de qualidade, em máxima perfeição.
Você pode e deve, em minha opinião, adquirir o livro através do site oficial da editora: https://www.editorainverso.com.br/pagina-de-produto/aquar-elas