Rio de Janeiro
Todas as flores desbanca Travessia em enredo, elenco e audiência

A segunda novela de Streaming da Globo, “Todas as Flores”, de autoria de João Emanuel Carneiro, chegou no dia 19 de outubro e se tornou um sucesso de audiência, deixando Travessia, de Glória Perez, no chinelo.
A trama que acompanha Maíra (Sophie Charlotte), uma jovem que foi criada pelo pai acreditando que Zoé (Regina Casé), sua mãe, tivesse morrido. Uma mentira que seu pai contou para protegê-la do desprezo da mãe. Anos depois, Zoé reaparece pedindo perdão, mas seu verdadeiro objetivo é usar Maíra, que pode ser a única com medula compatível com a da irmã, Vanessa (Letícia Colin), que sofre de leucemia. Maíra acaba se apaixonando pelo noivo da irmã, Rafael (Humberto Carrão) que já pretendia acabar com a relação amorosa, despertando ainda mais a raiva de Vanessa.
A novela tem previsão de 85 capítulos, divididos em 2 temporadas. A 1º, que estreou em outubro, segue com capítulos semanais (5 capítulos a cada quarta-feira), termina em dezembro. A 2º temporada só deve estrear após o fim do Big Brother Brasil 23.
Mesmo sendo uma novela de streaming, como Verdades Secretas 2, o que naturalmente, teria um público mais reduzido do que as produções da tv aberta, Todas as Flores superou Travessia em audiência e nos comentários na internet. Até o momento, a média da novela de Gloria Perez está em 23,4 pontos de audiência, muito abaixo do esperado.
Boa parte desse descontentamento do público com a novela esta na trama que até então não estava agradando em nada. A autora decidiu então mudar o rumo da história e adiantar os acontecimentos que estavam previstos para acontecer depois do capítulo 50, para a primeira semana de novembro. Uma telespectadora chegou a postar no Twitter: “É só dar tempo de tela pra Brisa e Oto que a gente faz essa novela chegar a 30 pontos diários.” Por outro lado, o público rejeitou muito a atuação de Jade Picon e seu sotaque carioca exagerado, o que contribuiu fortemente para os números de audiência despencaram. Nem mesmo grandes nomes como Giovanna Antonelli e Alexandre Nero reprisando os personagens, Delegada Helô e advogado Stenio, tão aclamados pelo público em Salve Jorge (2012) salvaram a novela.
Em contrapartida, Sophie Charlotte ganhou o público com sua personagem Maíra. Com uma atuação impecável, a atriz merece o papel e o reconhecimento que vem recebendo. Regina Casé, que saiu de Dona Lourdes em Amor de Mãe (2020), com muito amor, caiu como a principal vilã da trama, Zoé. Sendo a primeira personagem antagonista e rica de Casé, a atriz está disparando em atuação e mostra que consegue evoluir muito nas camadas da personagem, o que Susana Vieira nunca conseguiu em anos de personagens variados. Letícia Colin, também como antagonista, desperta as emoções do público com sua atuação impecável em uma mistura de raiva e compaixão, provando que faz jus a indicação ao Emmy de Melhor Atriz pela série Onde Está Meu Coração?.

Reprodução: Rede Globo
O autor se debruça sobre os clichês das novelas que tanto já sabemos tornando alguns acontecimentos previsíveis, porém isso não deixa a trama ruim. São esses clichês que prendem a atenção do público e nos fazem delirar de ansiedade pelos próximos capítulos. Embora, seja uma linha tênue para não se tornar um enredo cansativo e repetitivo. Talvez, devemos esperar os próximos capítulos antes de dar um veredito. De qualquer forma, a novela é um salto em qualidade se comparado com a sua penúltima novela, A Regra do Jogo (2015).
A direção, que fica por conta de Carlos Araújo, ganha destaque em sua performance mais contemporânea e específica para o público do streaming, cada vez mais divergente com o da TV aberta. Assim como Verdades Secretas 2, de direção de Amora Mautner, o jogo de atuação e de fotografia é capaz de provocar a catarse no público rapidamente, pois nos leva para dentro dos núcleos familiares dos personagens.
Todas as Flores ganhou tanto o público que até mesmo a abertura da novela está dando o que falar na internet. Alguns telespectadores elogiaram muito a escolha da música tema e a arte design que compõe todos os movimentos singulares representativos da trama.
Infelizmente, a Rede Globo errou em apostar em Travessia ao invés de Todas as Flores para substituir Pantanal que quebrou recordes de audiência que não eram superados a anos. Em minha opinião, uma lição clara de que influencers não podem ocupar lugar de artistas e que tramas forçadas com a atualidade podem ser um problema se não bem exploradas e verossímeis.
Ao final da primeira temporada traremos uma opinião fechada sobre a novela como um todo e seu desfecho para a segunda temporada. Assim, Todas as Flores é um novelão para os amantes do gênero que precisa ser enaltecida a altura e consumido por aqueles que preferem apreciar arte de verdade.