Empreendedorismo
Nunca investi, devo começar com ações?
Por Karoline Almeida
Após o banco nubank liberar bdrs para alguns clientes dos bancos, muitas pessoas despertaram o interesse em começar planejar o futuro e investir.
Contudo muitas dessas pessoas nunca investiram e querem iniciar investir no mercado variável, ou seja, na compra e venda de ações. Mas será que é indicado iniciar nesse caminho se a pessoa nunca investiu? A resposta é não.
É necessário entender que investir em ações não é a mesma coisa que guardar dinheiro, e sim comprar parte de algo. Sendo assim não é ideal para quem quer iniciar guardar dinheiro para alguma emergência, pois ela não vai conseguir sacar o mesmo valor que colocou em dinheiro, e a probabilidade de sacar menos é muito maior, principalmente para quem não tem conhecimento.
Para quem teve a curiosidade em começar investir agora, é indicado começar com renda fixa, que é quando você realmente consegue guardar seu dinheiro e ter rentabilidade sobre esse dinheiro. Pois sua reserva para emergências, vai ser formada em lugares que não tenham riscos.
Sua reserva de emergência deve ser formada de acordo com 3 meses de suas despesas fixas e padrão de variáveis, isso se sua estabilidade de emprego for alta, e após formar ela é aconselhada ir para o mercado variável.
Mas lembrando que mesmo quando você estiver focando em construir sua aposentadoria é indicado diversificar o valor destinado a poupar, em renda fixa e variável, para ter dinheiro de liquidez e aproveitar de oportunidades de mercado.
Iniciar em mercado variável o torna um especulador que executa prejuízo e faz com que você perca dinheiro, e nosso dinheiro é construído com base de muito esforço para perder por não conhecer as regras do investimento. Procure se informar antes e conhecer seu perfil para maximizar seus ganhos.
Karoline Almeida
Insta @almeida.consultoria
(41)99663-4977
Karoline Almeida atua como consultora financeira, formada em gestão financeira e especialização em investimentos e Lean Six Sigma. Da terceira geração de comerciantes uniu a prática com a teoria para fazer uma metodologia descomplicada para falar de economia e finanças para as pessoas.