Turismo
Turismo de Experiência conta com circuitos para “bikers”
Por Roberta Freire
Por conta da pandemia, muito tempo fechado em casa, o brasileiro resolveu procurar alternativas para se exercitar e se divertir ao mesmo tempo, descobrindo o ciclismo como uma excelente alternativa para diferentes experiências junto a natureza.
Um dos problemas sempre foi a falta de ciclovias no Brasil. Com um aumento siginificativo das vendas de bicicletas, cerca de 118%, conforme informação da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas ( Aliança Bike), o Ministério do Turismo, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade ( ICMBio), resolveram estimular o clicloturismo no Brasil reestruturando trilhas de longo curso.
De acordo com o Panrotas ( www.panrotas.com.br), o MTur está mapeando e já identificou mais de 100 cidades e cerca de 18 rotas de cicloturismo espalhadas de norte a sul com percursos estruturados e ligados ao ciclismo. Em trilhas que perpassam parques nacionais de todo o País, cerca de 3.500 quilômetros de trilhas já estão sinalizadas para a realização de passeios por turistas e visitantes. A meta do governo federal é chegar a 10.500 quilômetros nos próximos anos e movimentar o Turismo em mais 2 milhões de pessoas por ano.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, as bicicletas se tornaram grandes parceiras do setor, visto que elas possuem potencial para fortalecer o Turismo de proximidade e o de experiência tanto “no destino” quanto “para o destino”. “O cicloturismo é muito mais do que pedalar, é viver novas experiências, é ter a possibilidade de montar o seu próprio roteiro e ter contato com a cultura, a natureza e a biodiversidade dos nossos destinos. Além disso, a prática pode fomentar a economia de muitas famílias das cidades próximas aos grandes centros, gerando emprego e renda para eles”, afirmou.
Porto Alegre e Camboriú também ganharam novos circuitos e o Nordeste, em breve, também deve ter um novo roteiro ligando duas capitais: Salvador (BA) e Aracaju (SE) vão ganhar uma ciclovia litorânea, com apoio do governo local, promovendo nova fonte de renda para a população.
Roberta Freire
Há mais de 20 anos atuando na área de turismo.
Especialista em viagens com experiências
Apresentadora do Programa Viaje com Roberta Freire na Elemental Channel ( em mais de 180 países pelas tv´s Sansung e LG) e , no Brasil, na COMBRASIL em todas as operadoras de tv ).
Empresária do ramo de Turismo ( Planeta Vistos, Turismo Fácil, In Viaggio e Viaje com Roberta Freire), CEO da 4HEROES.
Viajante, mãe, esposa e apaixonada por conhecer diferentes culturas e experimentar a vivência local.