Cinema
“Nosso Segredo”, estreia na direção de Grace Passô, terá première mundial no Festival de Berlim
Selecionado para a nova mostra competitiva Perspectives, longa integra a 76ª Berlinale e reafirma a força do cinema brasileiro em um dos maiores festivais do mundo
O cinema brasileiro sempre ocupou um lugar central na história do cinema mundial, com obras, movimentos e realizadores que atravessaram décadas, influenciaram linguagens e ajudaram a redefinir formas de narrar — do Cinema Novo às produções contemporâneas. É nesse percurso de continuidade, invenção e força estética que novas vozes seguem ampliando esse legado no cenário internacional.
Uma delas é a atriz, dramaturga e agora diretora Grace Passô, que fará sua estreia na direção de longas-metragens com “Nosso Segredo”, filme selecionado para a 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), que acontece de 12 a 22 de fevereiro.
O longa integra a Perspectives, nova seção competitiva do festival dedicada a revelar realizadores em início de trajetória, e terá sua estreia mundial em Berlim, reforçando a presença brasileira em um dos mais importantes eventos do cinema internacional.
Produzido por Ricardo Alves Jr., em coprodução com Rachel Daisy Ellis, Julia Alves e Globo Filmes, o filme tem distribuição garantida no Brasil pela Vitrine Filmes, por meio do projeto Sessão Vitrine Petrobras.
“Estou muito feliz de estar em um grande festival como a Berlinale. Este é um filme muito especial para mim, e quem acompanha o que venho criando há anos sabe disso. É também um momento importante para a produção cinematográfica de Belo Horizonte, que marca uma presença histórica no festival, e para nós, brasileiras, que estamos empolgadas com a repercussão do cinema nacional lá fora”, afirma Grace Passô.
A diretora explica que a história que dá origem ao filme a acompanha há muitos anos. “Esse projeto me ajuda a refletir sobre o que existe por trás do que não é dito nas convivências afetivas, sobre o luto e as ausências. O roteiro é uma reescritura de Amores Surdos, a primeira peça de teatro que escrevi”, conta.
“Nosso Segredo” acompanha uma família que tenta reconstruir a rotina após uma grande perda. Enquanto cada integrante lida com o luto à sua maneira, o filho caçula guarda um segredo capaz de provocar um enfrentamento coletivo da dor e apontar para novos caminhos possíveis.
Filmado em Belo Horizonte, o longa conta com Robert Frank, Ju Colombo, Efraim Santos, Jéssica Gaspar, Flip, Marisa Revert e Juan Queiroz no elenco, além das participações especiais de Mateus Aleluia, Tássia Reis, Gláucia Vandeveld e Nanego Lira.
A casa onde se passa a narrativa também assume papel central no filme. “Sempre imaginei a câmera se perdendo pelos cômodos da casa, como se aquela família buscasse respostas para o amor e para a dor da perda. Essa casa é uma metáfora do que está prestes a transbordar dos personagens”, explica a cineasta.
Sinopse
Uma família negra tenta reconstruir sua rotina após uma perda recente. Enquanto cada um foge do luto à sua maneira, o filho caçula guarda um segredo capaz de levá-los a encarar as raízes de suas dores e, juntos, descobrir um novo caminho.
FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Grace Passô
Produção: Ricardo Alves Jr. (Entre Filmes)
Coprodutores: Rachel Daisy Ellis (Desvia Filmes) , Julia Alves
Empresa produtora: EntreFilmes
Empresas co-produtoras: Globo Filmes, Desvia Filmes, Quarta-Feira Filmes, Foi Bonita a Festa e Grãos da Imagem.
Produtora executiva: Julia Alves
Gerente de Produção: Luna Gomides
Fotografia: Wilssa Esser, DAFB
Direção de Arte: Lucas Osório
Edição: Gabriel Martins, Eva Randolph
Som: Gustavo Fioravante
Trilha Sonora Original: Amaro Freitas
Design de Som e Mixagem: Tiago Bello
ELENCO: Robert Frank (Gilson), Efraim Santos (Tutu), Jéssica Gaspar (Grazi), Flip (Guto), Ju Colombo (Suely), Marisa Revert (Anamélia), Gláucia Vandeveld (Lêda), Juan Queiroz (Sidney), Mateus Aleluia (Marcelo), Nanego Lira (Pai), Tássia Reis (Mulher no bar)

