São Paulo
Theatro São Pedro anuncia Temporada 2026 com óperas, balé, cinema e concertos especiais
Programação terá as óperas Orfeu no Inferno, Don Pasquale e Conceição Evaristo – Uma Ópera Escrevivência, com texto da própria autora que completa 80 anos em 2026. Academia de Ópera fará as montagens de A Escada de Seda, de Rossini e O Morcego, de Strauss II, e o Atelier de Composição Lírica apresentará títulos inéditos. Temporada de espetáculos reúne o Cine São Pedro, com a 2ª Mostra de Música e Cinema, balés com a São Paulo Companhia de Dança e apresentação com solista Bruno de Sá, além de atrações para o público infanto-juvenil, música de câmara em formato intimista e concerto em comemoração ao ano Brasil-China
Foto: Íris Zanetti
Já está disponível a programação da Temporada 2026 do Theatro São Pedro, equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Santa Marcelina Cultura. Ao longo do ano, o teatro apresenta uma agenda diversa, que reúne óperas consagradas e inéditas, espetáculos de dança, cinema com orquestra ao vivo, concertos de música de câmara e projetos de formação artística.
Na série lírica, o público poderá conferir as óperas Orfeu no Inferno, de Jacques Offenbach; Don Pasquale, de Gaetano Donizetti; Conceição Evaristo – Uma Ópera Escrevivência, com texto da escritora mineira e música de Juliana Ripke; A Escada de Seda, de Gioachino Rossini; e O Morcego, de Johann Strauss II. A temporada inclui ainda um espetáculo com três títulos inéditos produzidos pelo Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro, dedicado à criação de novas obras operísticas.
A programação lírica tem início em abril com Orfeu no Inferno, de Offenbach, em cartaz nos dias 17, 19, 22, 24 e 26, com a Orquestra do Theatro São Pedro. A direção musical é de André dos Santos e a direção cênica de Cibele Forjaz. O elenco reúne Anna Beatriz Gomes, Isabella Luchi, Denise de Freitas, Aníbal Mancini, entre outros nomes.
Em junho, nos dias 11, 12 e 14, o Atelier de Composição Lírica apresenta um espetáculo com três óperas inéditas. A direção musical é de Maíra Ferreira e a direção cênica de Julianna Santos, com elenco formado por Manuela Freua, Laiana Oliveira e Vinícius Atique.
Já em julho, o teatro recebe Don Pasquale, de Gaetano Donizetti, com récitas nos dias 10, 12, 15, 17 e 18. A montagem tem direção musical de Ira Levin e direção cênica de Lívia Sabag, e conta com Rodrigo Esteves, Santiago Villalba, Guilherme Moreira e Raquel Paulin no elenco.
Um dos destaques da temporada é a estreia de Conceição Evaristo – Uma Ópera Escrevivência, criada para celebrar os 80 anos da escritora, que serão completados em 2026. Com texto da própria Conceição Evaristo e música de Juliana Ripke, a ópera estreia no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com apresentações também nos dias 22, 25, 27 e 29 de novembro, data de aniversário da autora. Edna D’Oliveira, Juliana Taino e Vinicius Costa integram o elenco.
Academia de Ópera e Orquestra Jovem
Os grupos de formação do Theatro São Pedro — a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem — apresentam duas montagens em 2026. A primeira é A Escada de Seda, de Rossini, nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio, com direção musical de Gabriel Rhein-Schirato e direção cênica de João Malatian. Em outubro, nos dias 8, 9, 10 e 11, os grupos encenam O Morcego, de Johann Strauss II, com direção musical de Priscila Bomfim e direção cênica de Ronaldo Zero.
Cine São Pedro: música e cinema ao vivo
Entre 13 e 28 de março, o teatro realiza a 2ª edição da Mostra Cine São Pedro, projeto que une cinema e trilha sonora executada ao vivo pela Orquestra do Theatro São Pedro. Em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Goethe-Institut, a mostra tem direção musical do regente Marcelo Falcão e inclui Sinfonia Amazônica (1951), de Anélio Latini Filho — o primeiro longa-metragem de animação brasileiro —, além dos clássicos Nosferatu (1921) e Fausto (1926), de F. W. Murnau. A programação traz ainda uma homenagem ao compositor chinês Tan Dun, com projeções em vídeo que dialogam com o caráter ritualístico de sua obra.
Dança, canto e projetos especiais
A parceria com a São Paulo Companhia de Dança retorna em setembro, nos dias 17, 18, 19 e 20, com um programa que une música e balé ao som da Orquestra do Theatro São Pedro. Estão previstas encenações de Alvorada e Maria Tudor, de Antônio Carlos Gomes, e Giselle, de Adolphe Adam. A direção musical e regência são de Cláudio Cruz, com coreografias de Lars Van Cauwenbergh e Yoshi Suzuki.
Em dezembro, o sopranista Bruno de Sá, destaque em palcos europeus, volta ao Theatro São Pedro com o espetáculo Mille Affetti, nos dias 18, 19 e 20. O repertório inclui obras de Haydn, Mozart e Caruso, com direção musical de Gabriel Rhein-Schirato e iluminação de Aline Santini.
Voltado ao público infantojuvenil, o projeto Brincando em Cena propõe uma experiência lúdica que mistura música, teatro e ópera. Com direção musical de Paulo Galvão e cênica de Felipe Venâncio, as apresentações acontecem nos dias 11, 12, 17 e 18 de outubro, com Raquel Paulin, Juliana Taino, Geilson Santos e Julian Lisnichuk no elenco.
Música de câmara, intercâmbio e formação
A série Além do Palco, dedicada à música de câmara, promove concertos intimistas ao longo do ano, nos meses de fevereiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro, com artistas convidados. Em celebração ao Ano Brasil–China, o teatro apresenta o concerto Molihua, entre poemas e paisagens, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, com regência de Gesiel Vilarubia, encenação de William Pereira e participação da soprano Marília Vargas.
O Recital de Gala da Academia de Ópera, marcado para 20 de dezembro, reúne os jovens talentos do programa em árias, duetos e cenas do repertório lírico, encerrando o ano com uma celebração da formação artística e do futuro do canto operístico.
A programação de 2026 inclui ainda o Experimenta São Pedro, evento dedicado à música de câmara e à valorização de projetos de profissionais, alunos e ex-alunos da Santa Marcelina Cultura, com apresentações de grupos da EMESP Tom Jobim, músicos da Orquestra do Theatro São Pedro e cantores da Academia de Ópera.
Os ingressos para a temporada 2026 estão disponíveis pela bilheteria digital no site do Theatro São Pedro.

