Interaja conosco

Rio de Janeiro

Anne Frank – A Voz que se Tem na Memória retorna ao Rio para curta temporada no Teatro dos 4

Solo intimista recria a potência de uma vida interrompida e reforça a atualidade da mensagem de Anne Frank

Publicado

em

O espetáculo Anne Frank – A voz que se tem na memória, volta para o Rio de Janeiro para três apresentações no Teatro dos 4 no Shopping da Gávea, nos dias 16, 23 e 30 de outubro. O solo com a atriz Poliana Carvalho, volta à cidade natal após passar por Belo Horizonte, Brasília, Búzios, Curitiba e São Paulo com plateias lotadas  A peça narra a história de Anne Frank, que é muito mais que uma personagem, mas um testemunho vivo de uma juventude interrompida, cuja voz ecoa como memória coletiva da humanidade em um dos momentos mais trágicos da história humana. 

Anne Frank, uma garota judia de 13 anos, que ao lado da sua família e alguns conhecidos, são forçados a se esconderem do regime nazista. Em seu diário, narra observações, descreve sentimentos e produz um dos documentos mais importantes em favor da liberdade. O monólogo que fez sua estreia em 2024, teve seu processo iniciado em 2016, com viagem a  Holanda e a Polônia (Anexo Secreto e Campos de Concentração de Auschwitz, feita pela atriz Poliana Carvalho. Com adaptação e direção de Leonardo Talarico, a produção da Cia Nacional de Teatro, dá voz a Anne além do seu diário, conta a história dela e de outras vítimas da desumanidade presente na história mundial. 

“Uma das coisas mais interessantes na construção da personagem é entender que ela não é apenas o que foi, mas também o que poderia ter sido, se tivesse tido a chance. No caso de Anne Frank, isso é de uma clareza contundente, pois o diário foi interrompido, mas a vida dela não deveria ter sido. Graças à pesquisa da Poliana, que viajou pela Alemanha e chegou a conhecer pessoas que conviveram com Anne, tivemos acesso ao âmago dessa jovem extraordinária, seu ânimo, sua força e sua verdadeira personalidade”, lembrou o diretor e dramaturgo.

Muitas atrizes e atores, demoram uma vida para encenar um monólogo, não há uma resposta certa acerca dessa decisão, mas fazer um monólogo exige muito de um artista, como força interpretativa, maturidade artística para sustentar sozinho um espetáculo e entrega pessoal. E Poliana Carvalho, em sua estreia no teatro aceitou o desafio de dar vida a Anne, neste solo intimista e arrebatador. 

“O espetáculo é um verdadeiro projeto de vida, construído com dedicação desde 2016. De lá para cá, seguimos na estrada sem qualquer apoio financeiro institucional — nossa força sempre veio do público. Voltar ao Rio, à nossa casa, onde tudo começou, tem um significado muito especial. Fazer essa curtíssima temporada é a nossa forma de agradecer e retribuir ao público carioca, que nos acolheu desde o início e tornou possível levar o espetáculo a outros estados.”,

Lembrou a atriz.

Ficha Técnica: Elenco: Poliana Carvalho / Direção e Adaptação: Leonardo Talarico / Luz e Desenho de Luz: André de Carvalho. 

Serviço:

Anne Frank A Voz Que Se Tem Na Memória

Quando: 16, 23 e 30 de Outubro 

Horário: 20h00

Onde: Teatro dos 4 – Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52 Loja 265

Ingressos: R$50 e R$100 na bilheteria ou no Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/110455?share_id=1-copiarlink

Classificação: 10 anos 

Reserva para grupos: 21 973096234 (WhatsApp)

Seja nosso parceiro2

Megaidea