Eventos
Metal de peso em Curitiba, com Jinjer e Heaven Shall Burn
Por Paola Galiano
A noite do último domingo, 01 de dezembro, foi embalada pelo melhor do metal, com a apresentação das bandas Jinjer e Heaven Shall Burn no Tork n’ Roll. O show faz parte de uma turnê com 6 datas no Brasil, que seguirá até dia 08/12.
Abrindo o evento, tivemos o som da banda Fim do Silêncio, veterana na cena do hardcore em São Paulo. A pesar de tocar cedo, já havia um público considerável na casa durante o seu set e todos aproveitaram bastante a performance. Foi um show um pouco curto, mas com o tempo muito bem aproveitado.
A troca entre as bandas se manteve no tempo previsto, e então os alemães do Heaven Shall Burn subiram ao palco. Com um show bastante descontraído, onde teve muita troca com o público, o vocalista Marcus Bischoff era só sorrisos, e mencionou várias vezes o quanto estava emocionado de estar ali, que podia sentir a energia do público ao ponto de se arrepiar. A banda foi ovacionada várias vezes, comandou a plateia muito bem nos coros e movimentos sincronizados, além das rodas punk. No final da apresentação, Marcus Bischoff ainda se jogou no meio da galera para comemorar.
Quanto ao show do Jinjer, pode-se dizer que foi um espetáculo a parte. Com um setlist muito bem escolhido, o público conhecia bem as canções e cantou junto a noite inteira. O mix entre o metal pesado e as partes calmas são a marca registrada da banda, com os vocais potentes que flutuam entre guturais elaborados e o canto afinadíssimo da vocalista. E falando nela, acho interessante pensar sobre as mulheres no metal, porque quem disse que não dá para ser feminina nessa cena, com certeza não conhece Tatiana Shmailyuk. A performance dela é hipnotizante, com uma presença de palco marcante, ela parece nem ter que se esforçar para cantar e ainda capricha nos movimentos de dança e visual impecável, o que também inspira as fãs, que investem em um visual mais elaborado, que foge do jeans e a camiseta que normalmente vemos nos shows de rock, o que colabora para criar um ambiente empoderador e divertido.
A turnê segue com shows em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, além de ter passado também por Porto Alegre.